1. Não deixar seu cachorro cheirar o ambiente
    É normal sentir uma ligeira sensação de nojo ao observar o seu cão cheirando xixi e sujeira do chão. No entanto, você deve entender que faz parte da natureza dos cães. Quando eles fazem isso, duas coisas muito importantes acontecem:

Eles relaxam: cães estressados ou muito inquietos se beneficiam de cheirar sem serem pressionados. Isso permite que eles relaxem e canalizem seu nervosismo;
Eles recebem informações do ambiente: a urina dos outros cachorros informa seu cão sobre quem convive na mesma área, isto é, se são machos, fêmeas ou filhotes. Tudo isso ajuda ele a se orientar e entender melhor onde vive e quem transita pela sua região.
Se o seu cão está adequadamente vacinado, você não precisa se preocupar, ele não vai pegar nenhuma doença. No entanto, você pode escolher passear com o cachorro por lugares mais arborizados para evitar a sujeira excessiva que é comum em ambientes urbanos.

Mas… o que acontece quando um cão não cheira nada? Se o seu cão parece não mostrar nenhum interesse em cheirar outros xixis, flores ou cantos, pode ser um problema de estresse. Você o percebe nervoso? Agitado? Ensine-o a farejar usando a seguinte técnica:

Posicione-se em um local arborizado ou minimamente limpo;
Procure um terreno irregular para isso;
Espalhe ração no chão;
Espere até que o cão, cheirando, encontre a comida;
Se o seu cão não encontrar, ajude-o e guie-o.

  1. Puxar a coleira quando o cachorro também está puxando
    Vamos ser sinceros com você: você não vai conseguir nada puxando a coleira. Puxar a coleira do seu cachorro causa estresse e possíveis complicações de saúde, como pressão intraocular ou problemas de garganta. Pare imediatamente.

Para evitar que o cachorro puxe a coleira, você deve ensiná-lo a caminhar ao seu lado. Também é recomendado modificar os hábitos de caminhada.

  1. Gritar ou bater nele quando ele fica com raiva de outro cachorro
    Esta atitude é totalmente reprovável: nunca se deve bater num cão. Se observar que ele late ou tenta atacar outros cães, deve procurar um profissional, sair rapidamente do local ou, pelo menos, informar-se sobre as diretrizes que deve seguir, sempre utilizando o reforço positivo. Ao castigar um cão na presença de outros, está associando outros cães a coisas negativas, o que pode aumentar a agressividade.

Assim como faria com um filho, você deve procurar fazê-lo sentir-se bem e ajudá-lo a superar seus problemas ou medos de maneira adequada. Procure um etólogo se necessário. Usar a agressividade só fará com que o seu cão passe por um momento ruim e a sua relação com outros cães não se desenvolva para melhor.

A melhor forma de educar um cão é ensinando-lhe a se comportar. Se durante o passeio você estiver nervoso, tenso e agressivo, o próprio animal transmitirá isso e seguirá o exemplo. É melhor passear com o cachorro de forma tranquila e relaxada, evitando situações que possam desencadear uma reação negativa.

Evite esses erros comuns ao passear com seu cachorro!Eduque com amor e paciência para uma relação saudável e feliz!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?