O Dia Nacional dos Animais, comemorado no dia 14 de março, foi estabelecido pelo Estatuto dos Animais, no Congresso Nacional, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação da vida animal no Brasil.
Maltratar animais em nosso país é crime, desde 1998. Bater, submeter a trabalho forçado, deixá-lo preso o dia inteiro, não cuidar de animal doente, abandonar, não fornecer abrigo, água e comida são atos que podem ser considerados maus tratos e, é fundamental estar alerta a isso. Para realizar quaisquer denúncias basta ligar para o IBAMA, no telefone 0800 61 8080 (gratuito), ou enviar um email para linhaverde.sede@ibama.gov.br.
Os bichinhos também são protegidos pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais, ela garante o direito de todo animal de existir e ser respeitado e considera que “o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza”. Também solicita o ensino aos mais jovens a amar, respeitar e ter empatia por todos os animais. Esse documento foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no dia 27 de janeiro de 1978, na Bélgica.
Mas para conscientizar você, leitor, da importância da preservação dos animais, seguem dois dados sobre a atual situação no Brasil. Segundo um estudo do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de 2014, 1.173 espécies de animais estão sendo ameaçadas de extinção em nosso país, além daquelas que já foram extintas, como a arara-azul-pequena e o rato-de-noronha. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que exista cerca de 30 milhões de animais abandonados somente no Brasil, sendo aproximadamente 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.
Por isso, não podemos simplesmente ignorar uma data tão importante como essa. E existem muitos modos de contribuir e defender os animais, por exemplo, denunciar maus tratos sempre que necessário, fazer doações para instituições de confiança que protegem e cuidam dos animais, conscientizar a família e os amigos sobre o assunto e, cuidar muito bem do seu pet. Lembre-se que zelar pela natureza e pelo meio ambiente também é uma forma de ajudar a causa animal, já que o planeta é o habitat natural de todos nós.
Para complementar o que foi dito aqui, recomendamos que leia estas três matérias abaixo em nosso blog. Para acessá-las é só clicar em cima do título delas.
“Por que defender a causa animal”
“04 Formas de apoiar a causa animal usando apenas o celular”
“Por que devemos preservar a vida animal”
Você já conhecia e sabia a importância do Dia Nacional dos Animais? Conte pra gente nos comentários abaixo. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco