Sabia que prezar pela higiene do seu pet é uma peça fundamental para cultivar uma boa saúde e bem-estar dele? Na verdade, isso é tão importante quanto manter a vacinação em dia, pois se os animais domésticos não receberem a devida atenção nesse quesito, eles podem ficar sujeitos a diversas doenças, desde gengivite e tártaro a sérios problemas cardíacos, podendo até mesmo chegar à morte. Confira nesse post alguns pontos importantes sobre esse assunto e nos ajude a propagar essa mensagem pelo bem de todos os bichinhos!

dar banho cachorro

Para a maioria das pessoas é relativamente fácil compreender a importância da limpeza da sujeirinha deixada por seus pets, como limpar fezes de cachorro, gato ou outro bichinho, por exemplo. Obviamente por conta do cheiro desagradável ou mesmo dos perigos de transmissão de doenças já conhecidas por muitos. No entanto, infelizmente a mesma compreensão nem sempre pode ser notada quando se trata da saúde e do bem-estar do próprio animal.

A falta de um simples banho resulta num odor ruim nos bichinhos, o que incomoda tanto os donos quanto os próprios animais. Mas o problema não pára por aí… Uma seborreia oleosa decorrente dessa falta de higienização pode se desenvolver e aumentar a predisposição a infecções bacterianas ou por fungos. Isso porque a pele do animal começa a ficar muito quente e/ou úmida, o que também pode desencadear algumas alergias ou até mesmo piorar aquelas que o animal porventura já possua.

O simples hábito de higienizar os animais pode prevenir a multiplicação de tais microrganismos. Isso é realmente importante tanto para o bichinho quanto para aqueles ao seu redor, afinal, se um animal for contaminado por um fungo, ele pode facilmente infectar outros animais e até mesmo os seres humanos. 

Pode acontecer de você levar seu bichinho para tomar banho num dia e no outro já notar um mau cheiro nele. Isso porque o próprio cheiro da boca pode estar muito forte, ou talvez haja um excesso de oleosidade na pele, ou alguma doença. Ou seja, isso também comprova mais uma vez a necessidade de higienizar o animal, como dar um bom banho regularmente, pois também é uma boa maneira de identificar problemas de saúde.

escovar dente cachorro

O cuidado com a boca dos pets também é fundamental. Sim, eles também precisam diariamente de escovação nos dentes, ou pelo menos um dia sim, um dia não. Caso esse processo aconteça numa frequência menor do que essa, pode facilmente haver acúmulo de placa bacteriana nos dentes, ou seja, haverá a presença de bilhões de bactérias dentro da boca do animal. A própria gengiva também pode começar a inflamar e há a possibilidade de tais microrganismos penetrarem na corrente sanguínea e atingirem alguns órgãos, como o coração, rim ou fígado, podendo gerar algumas lesões.

Existem casos em que os animais desenvolvem infecções bucais tão graves que as tais começam a gerar uma reabsorção óssea. O osso da mandíbula pode chegar a uma fratura espontânea, e então o animal passa a sentir dor na hora de comer, fora o cheiro desagradável que fica dentro de sua boca.

Além de tudo isso, devemos lembrar que deixar os pets sem higiene também provoca muito stress na vida deles, o que pode diminuir a sua qualidade de vida. Por exemplo, deixar os pêlos muito sujos e embolados pode provocar dores constantes e gerar transtornos para o animalzinho. Logo, a tosa e a escovação dos pêlos podem trazer uma série de benefícios à saúde do animal.

Por todos esses motivos é primordial cuidar muito bem da higiene e limpeza do seu bichinho. Amor nunca é demais, não é mesmo? Confira logo abaixo alguns links de outros sites que trazem mais detalhes sobre cuidados com a saúde e o bem-estar do seu pet que nós da equipe Petbag reunimos para ajudar você. Compartilhe essa mensagem e nos ajude a propagar esse alerta pelo bem de todos os animais! Até a próxima!

• Como cuidar da higiene do animal de estimação
Conheça os principais cuidados sobre a higiene dos cães
Dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?