O Dia Mundial dos Animais é comemorado em 4 de outubro. Essa data foi escolhida em homenagem a São Francisco de Assis, o protetor dos animais, e é uma forma de lembrarmos a importância deles em nossas vidas e valorizá-los, atentando para as tantas espécies que estão sendo extintas no mundo inteiro.
A escolha da data ocorreu em uma convenção de Ecologia na Itália, em 1931. Seu objetivo era promover a Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Esse documento foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no dia 27 de janeiro de 1978, na Bélgica.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais garante o direito de todo animal de existir e ser respeitado e considera que “o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza”. Também solicita o ensino aos mais jovens a amar, respeitar e ter empatia por todos os animais. Ao todo são 14 artigos que tratam o assunto de maneira específica. Podemos ressaltar:
“ARTIGO 2: c) Cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem.”
“ARTIGO 6: a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida conforme sua longevidade natural.”
“ARTIGO 6: b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.”
Você pode ter acesso à Declaração Universal dos Direitos dos Animais completa clicando aqui.
Curiosidade: O reino animais conta com 1,3 milhão de espécies conhecidas, mas os cientistas estimam que possa contabilizar no total cerca de 20 milhões.
Auxiliar no equilíbrio dos ecossistemas e produzir alimentos importantes como os ovos e o leite são algumas contribuições dos animais em nossas vidas. Além disso, os animaizinhos são companheiros amorosos e muitos deles são capazes de auxiliar até mesmo em tratamentos de doenças. Ou seja, sem eles estaríamos em apuros!
Segundo a União Internacional para Conservação da Natureza, mais de 28 mil espécies estão ameaçadas de extinção. Isso é causado pela irresponsabilidade do homem, que devasta florestas e mata animais todos os dias, ignorando que a existência deles é fundamental para a vida humana.
Vale lembrar que no reino animal uma espécie depende da outra, ou seja, todas são muito importantes, até aquela barata que você não gosta.
Precisamos começar a agir e nos responsabilizar de maneira efetiva pelos danos causados aos animais. Apoiar projetos relacionados à causa animal, utilizar produtos eco-friendly, adotar animais em situações de abandono e denunciar maus tratos são algumas das ações que você pode começar a ter hoje que mudarão esse cenário.
O Dia dos Animais é uma data fantástica, não é? Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco