“O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens.” (Dr. Albert Schweitzer).

Todos nós conhecemos algum lar onde vive pelo menos um animalzinho, seja ele um gato, um cachorro ou um periquito. É extremamente comum no Brasil ter um pet de estimação em casa e essa cultura é muito popularizada, não somente na vida real mas em filmes e livros também. O grande problema é que enquanto muitos bichinhos estão usufruindo de carinho e conforto, outros estão sofrendo injustiças. Por isso, confira nessa matéria o porquê é tão importante contribuir em defesa da causa animal.

Para começar, direcionemos o foco para a Declaração Universal dos Direitos dos Animais que considera que “o homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.” e “os direitos dos animais devem ser defendidos por leis, como os direitos dos homens.”. Sendo assim é dever do homem e do Estado proteger os animais.

Dando continuidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que exista cerca de 30 milhões de animais abandonados somente no Brasil, sendo aproximadamente 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros. Isso é muito preocupante, já que esse ato se tornou frequente e comum em nosso país e foi banalizado. Outro dado crítico é o aumento do número de famílias que estão se desfazendo de seus pets durante a pandemia do coronavírus. Esse dado foi confirmado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e pelo SaferNet Brasil, organização que realiza monitoramento de violações de direito na internet. Os motivos relacionados são crise econômica, falta de dinheiro para arcar com as despesas dos animais, mudança de vida causada pela pandemia ou medo de se contaminarem com o vírus através do pet, o que é cientificamente comprovado que não acontece.

Animais infectados podem ser transmissores de fungos e bactérias para seres humanos, sem falar que o contato com as fezes desses animais pode transmitir uma série de doenças como bicho geográfico (Larva Migrans Cutânea), salmonella (Salmonelose) e lombriga (Ascaridíase/Ascaris Lumbricoides). Os sintomas dessas doenças vão de coceiras, febre e dores de cabeça a anemia, problemas respiratórios e comprometimentos cerebrais. Sendo assim, defender os animais que estão sendo abandonados não é só investir na qualidade de vida deles e cumprir com a lei, mas também contribuir com a saúde pública.

Ainda se tratando das injustiças que os animais sofrem a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), aponta que aproximadamente 67 bilhões de animais são sujeitos a situações de perigo para produzirem ou serem produzidos. Esses animais, muitas vezes, sofrem maus tratos e possuem baixíssima qualidade de vida. Isso acontece para que muitos de nós possamos nós alimentar ou até vestir peças de roupas com a pele desses bichos, mas não é justo e por isso, também, é necessário defende-los.

Ademais, devemos lembrar como os animais são importantes em nossas vidas, não somente o gato e o cachorro, mas todos. Isso por que ajudam no equilíbrio da natureza e são fundamentais para os ecossistemas, promovendo a manutenção da cadeia alimentar, garantindo o controle e a renovação dos ciclos vegetais, entre tantas outras atividades importantíssimas. Sem falar de como são amorosos e carinhosos e tornam o dia de seus tutores muito mais doce e agradável, alguns são capazes até de auxiliar pessoas doentes em tratamento. Para ler mais sobre a importância dos animais em nossas vidas clique aqui, você será redirecionado para uma matéria da equipe Petbag sobre o assunto em específico.

Quem agride um animal está a um passo de agredir um ser humano, não permita que injustiças continuem acontecendo. Quer saber o que você pode começar a fazer para mudar esse cenário e ajudar muitos bichos em todo o Brasil e no mundo?

Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?