O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização do câncer de mama. Esse câncer é o tipo mais comum entre as mulheres, sendo 29% entre as brasileiras e, por isso, o objetivo da campanha é instruir e compartilhar informações sobre a doença, principalmente sobre a prevenção, além de facilitar o acesso a exames diagnóstico e ao tratamento, favorecendo a diminuição da mortalidade.
O movimento foi instituído no Brasil pela lei de número 13.733/2018 e, durante todo o mês diversas instituições falam sobre o tema visando a prevenção e o combate, já que nos estágios iniciais a enfermidade pode não apresentar sintomas.
O que é?
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Sua formação se dá pela multiplicação desordenada de células anormais na mama, o que dá origem a um tumor maligno. Alguns tipos de câncer de mama possuem o desenvolvimento mais rápido, embora outros se desenvolvam lentamente.
Sintomas
Diversos sintomas podem alertar sobre o câncer de mama e, também pode ser assintomático em algumas mulheres. Por isso, é importante conhecer o próprio corpo e estar atento a ele, principalmente na região mamária, já que é lá onde o cisto se forma. Caso alguma anormalidade seja percebida, é fundamental consultar um profissional da saúde.
Abaixo uma lista de sintomas e alertas sobre o câncer de mama, retirados do site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde:
– Alterações no tamanho ou forma da mama;
– Nódulo único e endurecido;
– Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
– Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
– Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
– Sensação de nódulo aumentado na axila;
– Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
– Secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
– Assimetria entre as duas mamas;
– Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
– Endurecimento da pele da mama, semelhante à casca de laranja;
– Coceira frequente na mama ou no mamilo;
– Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
– Inversão do mamilo;
– Inchaço do braço;
– Dor na mama ou no mamilo.
A aparição de uma ou mais dessas anormalidades não garantem que há presença de um câncer, por isso é importante consultar um profissional para o diagnóstico correto. Um médico ou enfermeiro irão examinar o local e, caso seja necessário, indicar a um exame mais específico, como a mamografia.
Tratamento
O tratamento deve ser indicado por um médico, já que existem vários métodos. Vale lembrar que é direito do paciente saber a melhor forma de tratar sua doença e, entender e conversar sobre todas as opções.
Prevenção
Uma das principais formas de prevenção é a aquisição de uma rotina mais saudável. Abaixo algumas dicas de hábitos para prevenção do câncer de mama retirados do site da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde:
– Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados;
– Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais;
– Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino;
– Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana;
– Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.
Esperamos te deixar mais atento quanto ao câncer de mama, pois é preciso prevenir. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco