Hoje é o Dia Mundial da Lavagem das Mãos e, em meio a uma pandemia, é importantíssimo falar sobre isso! Embora seja impossível enxergar a olho nu, existem milhões de micro-organismos circulando por todo nosso corpo e, quando estamos falando das mãos o assunto fica mais sério, já que as usamos para a maioria das atividades do dia a dia e, entramos em contato com diversos objetos e materiais através delas. Sendo assim, confira os motivos pelas quais você não deve ficar sem lavar as mãos.
Usamos as mãos em quase todas as atividades que praticamos. Como já mencionado, não é difícil perceber que essa parte do nosso corpo está envolvida na maioria das atividades que realizamos no nosso cotidiano. Trabalhamos com as mãos, nos alimentamos com as mãos, escovamos os dentes com as mãos, ensaboamos o corpo com as mãos entre outras tantas ações. Na maioria das vezes não sabemos com quais microorganismos estamos lidando ao realizar essas atividades, por isso é importante sempre lava-las corretamente e com frequência.
Prevenir doenças, infecções e viroses. Pode parecer assustador, mas sim, é verdade que podemos adquirir enfermidades através das mãos. O simples gesto de bocejar, coçar o nariz ou os olhos e arrumar o cabelo pode ser o suficiente para levar um vírus para dentro do nosso organismo, já que estamos a todo o momento em contato com objetos diferentes, em locais diferentes, com pessoas diferentes. Vale lembrar que isso foi uma realidade vivida por todo o mundo durante a pandemia do COVID-19, em 2020.
Evitamos a proliferação e a disseminação de microorganismos. Sabendo que podemos contrair doenças, infecções e viroses através das mãos, não podemos esquecer que também é possível passar bactérias, vírus e parasitas para outras pessoas e animais. O cuidado com o nosso próximo é mais um motivo para cuidar da higiene das mãos.
Contato com os animais. A maioria dos brasileiros possui um pet em casa. Eles são tão amáveis e fofinhos que acabamos nos esquecendo que eles também podem ser transmissores de doenças para nós e para outros animais, principalmente através das fezes deles. Algumas das enfermidades que podem ser transmitidas pelas fezes dos animais são bicho geográfico (Larva Migrans Cutânea), Salmonella (Salmonelose) e Lombriga (Ascaridíase/Ascaris lumbricoides). Os sintomas em homens e mulheres vão de coceiras, inchaços, febre e dores de cabeça até anemia, problemas respiratórios e, em certas situações, comprometimentos cerebrais. Nós animais os sintomas podem ser: diarreia, vômito, anemia, febre e, em casos mais graves, levar ao óbito. Caso queira ler a matéria completa sobre as doenças transmitidas pelas fezes de animais, basta clicar aqui.
Quer saber como lavar as mãos corretamente? Confira nosso post nas redes sócias. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco