O momento do banho pode assustar alguns cachorrinhos que não se sentem muito confortáveis para fazê-lo, porém é fundamental. Já falamos aqui no Blog sobre a importância da higiene adequada na vida de nossos pets, para conferir é só clicar aqui, mas chegou a hora de ensinar algumas dicas para melhorar o momento do banho com seu cachorrinho. Afinal, todo tempo que passamos com eles deve ser muito proveitoso.

  1. Exercite seu amiguinho

Uma solução para deixar seu amiguinho mais calmo e relaxado é gastar a energia dele com alguma atividade que ele goste, antes do banho. Uma caminhada, brincadeiras e até mesmo deixá-lo se divertir pelo quintal, pode ser o suficiente para evitar estresses durante o banho.

  • Escolha bem o ambiente

Escolher um ambiente mais calmo pode ajudar muito, principalmente se o seu animal já estiver familiarizado com o banho. Já o tamanho do ambiente vai variar de acordo com o tamanho do cachorro. Se for um cachorro de pequeno porte, o banho pode ser dado em uma banheira ou um tanque, enquanto cachorros de médio e grande porte podem se adaptar melhor em um quintal ou no próprio chuveiro. 

  • Escove o pelo do cachorro

Uma simples escovação antes do banho pode eliminar pelos, pele morta e sujeira. Você não sabe a diferença que isso faz!

  • Lave e tape os ouvidos antes de começar

Comece limpando a parte externa com gaze ou um pano úmido e macio. Depois, vá para a parte interna com muita cautela. Utilize produtos ceruminolíticos, que ajudam a dissolver a cera e, não use hastes flexíveis. Após a limpeza dos ouvidos, coloque duas bolas de algodão neles para evitar que entre água durante o banho.

  • Cuidado com a temperatura da água

Os cachorros possuem a temperatura do corpo mais elevada que a nossa, por isso o recomendado é a água estar com a temperatura de fria para morna, até porque se estiver em temperaturas mais elevadas pode ressecar a pele e o pelo do animal. Vale lembrar também que não deve ser muito fria e, em dias frios é importante aumentar um pouco a temperatura. Você pode usar as mãos para avaliar isso.

  • Sem pressa!

“Vá com calma” e “o segredo é ir aos poucos” podem ser dicas valiosas. Deste modo seu amiguinho vai relaxando e se acostumando com o toque, além de evitar que ele se estresse ou fique chateado. Nada de gritar ou agir com brutalidade, você pode acabar machucando e traumatizando o animal. 

  • Recompense seu amiguinho durante o banho

Pode até parecer bobeira, mas garanto que não é. Sempre que ele tiver alguma atitude harmoniosa com o momento do banho, cabe a você recompensá-lo, seja com um petisco ou algo que ele goste, ou um gesto carinhoso de aprovação, para que ele entenda que aquilo foi legal.

  • Vá por partes

Além de ter calma, é importante começar pelo corpo do cachorro para não assustá-lo. Comece molhando o corpo do animal e depois vá para a cabeça, evitando que ele se assuste. 

  • Seque o pelo dele o quanto antes

Evite deixar o pelo molhado, isso pode resultar no aparecimento de micoses. Priorize o uso de secadores em cachorros mais peludos e até em cachorros com menos pelos. Lembre-se de ter muita atenção à temperatura do secador, já que pode incomodar e até queimar o animal. O barulho também pode assustá-lo, sendo ideal acariciá-lo enquanto realiza a secagem. 

  1. Aproveite o momento!

Não se esqueça de aproveitar e conhecer um pouquinho mais seu amiguinho. Cada cachorro tem suas particularidades e suas características. É nessa hora que você vai aprendendo o que ele gosta para tornar os próximos banhos melhores ainda. Esses momentos podem ser inesquecíveis!

Aproveite para compartilhar conosco alguma experiência sua na hora do banho com seu amiguinho! Se tiver alguma dica, fique à vontade para contá-la. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?