“Quando uma pessoa se propõe a ser o guardião de um bicho, deve também assumir a responsabilidade de zelar pela sua qualidade de vida”. Lígia Souza da Mota, professora da Unesp.

Como prometido, a equipe da Petbag trouxe a parte 2 da matéria sobre os cuidados básicos para ter com os pets no dia a dia. Caso você ainda não tenha lido a parte 1, é só clicar aqui. Leia tudo com muita atenção e, não se esqueça de tentar usufruir o máximo do que aprendeu com o seu pet. Nossos bichinhos merecem o melhor!

  1. Companhia

Atenção e carinho são fundamentais na vida de nossos animais e, assim como nós, eles precisam muito disso. Sendo assim, é importante estar sempre ao lado do seu pet. Segundo a professora Lígia Souza da Mota, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), “brincar ajuda a estimular o intelecto e o lado emocional”, portanto é necessário separar um tempo diariamente para passar com seu animalzinho.

Lembre-se de estar atento ao pet quando estiver junto a ele. É imprescindível analisar o estado do bichinho e identificar rapidamente problemas como tristeza, mal-estar, doenças, infecções, inflamações e outros, para que assim, medidas possam ser tomadas o quanto antes.

E não se esqueça de ser criativo na hora de brincar e escolher os brinquedos do dele. 

  1. Exercícios físicos 

Se você acha que as atividades físicas são benéficas só para nós, humanos, está completamente errado. Antes, os animais podiam correr livres por aí na natureza, hoje, depois de domesticados, é necessário levá-los para praticar esses exercícios físicos. Proporcionar isso ao seu pet, além de melhorar seu relacionamento com ele, favorece o desenvolvimento de habilidades motoras e mentais, ajuda a regular o sono, estimula a estrutura corporal, tornando-a mais resistente, previne doenças como a obesidade e contribui para um bom funcionamento do intestino. Afinal, um organismo saudável é um organismo em movimento.

Bons passeios oferecem novas interações do seu animalzinho com o mundo exterior, sendo estes momentos fundamentais para a melhoria da vida social do pet. 

Observação: durante a caminhada, lembre-se de recolher os dejetos de seu animal.

  1. Vacinação

Para evitar que seu amiguinho seja infectado por doenças, é importante estar com a vacinação dele em dia. Um veterinário é a pessoa certa para realizar esse procedimento e te dar todas as informações a respeito das vacinas e quando devem ser aplicadas, já que os esquemas vacinais podem variar de espécie para espécie.

Algumas dessas doenças (zoonoses) podem contaminar seus tutores e as pessoas ao seu redor e até levar o animal à morte, logo, a vacinação deve ser levada em consideração.

Caso queira ler nossa matéria sobre três doenças transmitidas pelas fezes dos cachorros, basta clicar aqui

  1. Controle de vermes

Desde filhotes, os animais estão sujeitos ao contato com vermes, seja pela ingestão de alimentos e água contaminados, através de fezes infectadas de outros animais ou durante o período de amamentação. Assim os vermífugos são tão importantes quanto à vacinação, já que desempenham o papel de evitar verminoses. Essas doenças podem ocasionar vômitos, diarreias, perda de peso e anemia, sendo muito prejudicial à saúde do seu pet. Portanto, é necessário que a vermifugação do seu pet esteja em dia.

O que achou da continuação? Existe algum método que você nos aconselha? Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?