As atividades físicas são tão importantes para nós quanto para nossos cachorrinhos e, nada melhor que uma boa brincadeira para fazer isso. Além de exercitar o animal, evitando doenças, ansiedade e melhorando sua estrutura física, os exercícios gastam bastante energia, o que deixa o pet feliz e mais calmo, evitando que ele use essa energia para morder o sofá e fazer um buraco no quintal. Sem falar que os cãezinhos são animais sociais e o contato com seus tutores é muito importante, podendo ser um momento para te deixar vocês dois bem mais próximos. 

Confira neste post cinco brincadeiras para passar ótimos momentos ao lado do seu amiguinho!

  1. Jogar a bolinha

Essa é antiga! Você só precisa jogar uma bolinha para longe, deste modo o cachorro correrá até ela e a levará de volta a você para que a brincadeira se repita. Aproveite para jogar a bolinha em locais diferentes com distâncias diferentes, assim não fica repetitivo.  Pode parecer uma atividade boba mas para seu amiguinho vai ser a coisa mais divertida do mundo.

Algumas precauções que você pode tomar são: não usar bolinhas muito grandes, para facilitar a mordedura e, nem muito pequenas, para que o pet não acabe engolindo. Outros objetos também podem ser usados, contanto que não machuquem. 

  • Esconde-esconde 

Aposto que você adorava brincar de esconde-esconde quando criança, não é? Nossos cãezinhos amam e vão curtir muito brincar com você. A ideia da brincadeira é se esconder em algum local da casa e chamar por ele. Deste modo, ele irá te procurar até encontrá-lo. Quando conseguir ficará super empolgado. 

O mais interessante é que além da prática física seu bichinho também vai estar exercitando a memória. Caso ele demore para te achar, pode ser interessante estimular a curiosidade do animalzinho. 

  • Cabo de Guerra

Nessa brincadeira clássica e divertida, você deve escolher uma corda a seu critério, mas que também se adeque às características do cachorro e, segurar uma das pontas estimulando que seu amiguinho puxe a outra. Isso irá gerar um cabo de guerra entre vocês, um puxa de um lado e o outro puxa do outro lado, ganha quem segurar por mais tempo sem soltar. Deixe-o ganhar algumas vezes e ganhe outras, equilíbrio é tudo!

Tenha cautela com a força que você fará na corda para não ferir os dentes do seu amiguinho, principalmente se for um cãozinho de pequeno ou médio porte. Também tome cuidado com cachorros de grande porte que podem levar a brincadeira à sério. No final, quando soltar a corda, é provável que ele fique a mordendo. 

  • Pula-Pula

Essa não tem desculpa para não brincar! Basta pegar um objeto que o cachorro goste muito e com uma das mãos levanta-lo, de modo que somente através de um pulo o animal seja capaz de pegar. Quando ele pular, levante mais o objeto. Caso seu amiguinho alcance (e você deve deixar ele alcançar às vezes), nada mais justo que uma boa recompensa, que pode ser o próprio objeto ou um petisco que ele ame.

  • Adivinhação com o olfato

Essa também é uma brincadeira que ajuda a estimular a mente do seu companheirinho. Para colocá-la em prática é necessário pegar três copos de plástico, que seu pet possa pegar com a boca ou colocar as patas e, virá-los contra o chão. A ideia é colocar em um dos três algum petisco do agrado animal e embaralhar os copos. Depois, peça que o cãozinho adivinhe em qual dos três está e, se ele acertar, a recompensa será o conteúdo do copo.

Reveze as brincadeiras para que o pet não enjoe de nenhuma delas. Tenho certeza que ele será um cãozinho super feliz!

Tem alguma brincadeira para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?