Embora estejamos passando por uma pandemia, durante as festas de final de ano os fogos com certeza não irão estar ausentes. Como os sons emitidos por eles são estrondosos e os animais possuem uma audição muito mais apurada que a nossa, muitos bichinhos de estimação sentem medo deles e, é preciso que você, pai de pet, se prepare e prepare seu amiguinho para tal situação. Confira neste post algumas formas de tranquilizar e ajudar seu pet nesse momento.
Não deixe o animal sozinho. Pode parecer óbvio, mas muitos pets passam o final de ano sozinhos e, isso pode gerar mais medo ainda. Por isso, se for sair de casa, leve-o com você ou deixe-o com alguém de confiança.
Feche janelas, portas e cortinas. Isso vai impedir que o pet veja os flashes e vai diminuir os barulhos provocados pelos fogos. Além disso, é sempre bom manter todas as portas bem fechadas para que seu animalzinho não fuja de casa.
Haja naturalmente. Agir naturalmente é mostrar para o pet que não há motivo algum para ele sentir medo e isso pode ajudá-lo a ficar mais calmo. Por isso, siga o roteiro e não demonstre preocupação, nem por você nem por ele.
Ligue eletrodomésticos. Não, nós não estamos loucos. Ligar os eletrodomésticos que o animal já está habituado, vai provocar ruídos que não serão estranhos para ele e irá camuflar os barulhos emitidos pelos fogos, já que o pet não estará ouvindo eles diretamente. Sendo assim, colocar uma música calma e ligar o ventilador e a TV, pode ser uma ótima alternativa.
Busque distraí-lo. Uma boa opção pode ser tentar distrair seu pet com brincadeiras ou brinquedos dele, sempre com muita naturalidade. O que importa nessa hora é não deixar a atenção dele totalmente voltada para os fogos e o medo que ele está sentindo. Nossa matéria sobre brincadeiras para fazer com seu pet pode te ajudar, acesse clicando aqui.
Não tente tranquilizá-lo. Pode até parecer uma boa ideia, mas não é. Se você ou qualquer outra pessoa tentar tranquilizá-lo, ele pode entender que a pessoa também está com medo e acabar piorando a situação. Por isso, alerte todos ao redor para não tentarem agradá-lo, afinal devemos buscar amenizar a situação e não piorá-la.
Forneça um abrigo para ele. Nesse momento, é super normal que o cachorro procure instintivamente um abrigo. Pode ser a casinha, na qual ele dorme, debaixo da cama ou o colo de alguém. O importante é garantir que ele tenha esse local de conforto e segurança e não forçar a saída dele de lá. Lembre-se também de não tentar pegar ele no colo, haja naturalmente, mas se ele vier, permita que fique.
Você tem mais alguma dica que funciona para o seu pet? Conta aqui nos comentários! Você pode estar ajudando muitos pets e suas famílias. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco