Você sabia que o seu cachorro tem mecanismos voluntários e involuntários para se comunicar com você e com outros cães? Pois é, assim como nós, a comunicação é importante para o dia a dia deles. Rosnar, latir, balançar o rabo, entre tantas outras atitudes, nada é à toa. Por isso, se você, assim como nós, ficou curioso para entender um pouquinho da comunicabilidade desses pets incríveis, vem com a gente!
Primeiramente, por que compreender a linguagem canina? Para entender isso basta imaginar como sua relação com alguém muito próximo, em casa ou no trabalho, seria afetada caso não houvesse comunicação. Aliás, existiriam relações sem comunicação? A boa comunicação é a base para uma boa relação. Por isso, entender o seu pet e ser entendido por ele pode fazer uma diferença enorme na vida de vocês.
Muitas vezes os bichinhos são mal interpretados por nós, o que pode causar conflitos e deixá-los estressados, tristes e emocionalmente abalados. A comunicação adequada garante qualidade de vida física e emocional para o pet. Até porque os animais não têm voz, sendo o seu empenho fundamental para entendê-lo.
Portanto, sabendo a importância da comunicação entre você e seu cãozinho, confira agora sete formas de ele manifestá-la com você!
- Latido
O latido é uma das formas de comunicação mais usadas pelos cães, em diversas situações. É bem comum que tutores desses pets tenham que lidar com isso durante o dia. O importante é saber que para cada situação pode haver um tom diferente de latido. Veja:
- Latido agudo: medo ou pedido de ajuda;
- Latido entre agudo e médio: chamado para brincar;
- Latido médio: aviso;
- Latido grave: identificação de uma possível ameaça.
- Choro
O choro quer dizer que algo não está certo. De alguma forma, seu cachorro quer chamar sua atenção, podendo ser carência de atenção, dores e outros. Não deixe a situação passar despercebida e fique atento.
- Bocejo
Assim como o nosso, o bocejo canino pode ser apenas sinal de sonolência. Porém, também pode ser uma forma de lidar com o estresse e até com uma advertência feita por seu tutor.
- Posições Caninas
As posições caninas são ótimas formas de entender o que seu cachorro está querendo dizer. São tantas que não iriam caber aqui, aliás é uma boa ideia para um próximo blog post. No entanto, não poderíamos deixar de exemplificar com a posição oficial da brincadeira, que é quando o cãozinho reclina as patas dianteiras. Além disso, ele também pode estar querendo levantar uma bandeira branca, na busca pela paz.
- Abanar o rabo
Essa aqui é bem conhecida. Se seu cachorro está balançando o rabo, é um ótimo sinal, ele está feliz!
- Rosnar
Também muito comum, o rosnado pode comunicar um aviso, ameaça e até uma defesa própria do animal. Esses avisos podem ser, por exemplo, um desejo deles de permanecerem sozinhos. Nesse caso, respeite-o e não vá incomodar, já que caso isso aconteça ele pode ter uma resposta agressiva.
- Dar as costas
Dar as costas e até desviar o olhar pode ser uma forma de sair de um conflito ou fugir de uma bronca.
Bom, agora que você já sabe algumas das formas de comunicação utilizadas pelos cachorros, sinta-se à vontade para compartilhar, nos comentários, situações de diálogos positivos e negativos que você já teve com seu pet. Dessa forma, outros leitores podem aprender e evitar desentendimentos.
Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] “07 maneiras de seu cachorro se comunicar com você” […]