Os cachorros são animais incríveis e geralmente são um ímã de crianças, ao fazer uma caminhada ou passeio por aí. No entanto, é comum que alguns pequenos tenham medo de cães, inclusive em lares na qual os pais lidam bem com isso. Como esses pets fazem parte do dia a dia de quase todos nós e podem auxiliar no desenvolvimento infantil (clique aqui para ler mais), é importante tentar entender e ajudar uma criança que se encontra nessa situação. Por isso, reunimos algumas dicas que podem resolver esse problema, vem conosco!
O primeiro passo é entender se você pode ou não aplicar o que vamos te ensinar. Isso porque, algumas crianças têm medo e outras fobia. O medo é gerado através do desconhecido ou de uma experiência traumática, sendo assim, você pode tentar aplicar as dicas que vamos te ensinar. Já a fobia não aparenta um motivo lógico, havendo a necessidade do auxílio de um especialista na situação. Nesse caso, não recomendamos que você utilize o que vamos te ensinar antes de consultar um profissional.
Depois disso, você precisa estar ciente que existem cachorros muito ferozes que não permitirão aproximação ou dificilmente isso acontecerá. Portanto, todo e qualquer cão que a criança se aproximar deve estar sob controle do proprietário e não ser um cão de raça reconhecidamente feroz.
Agora que você compreende melhor o assunto, podemos prosseguir com nossas dicas!
- Cuidado com o que você fala!
Muitas crianças desenvolvem medo de cachorros justamente pelo que escutam a respeito deles. Se ao se aproximar de um cão o pequeno é advertido repetidas vezes de que deve ficar distante pois pode se machucar, é bem provável que ele vá ficar com mais medo. Por isso, tenha cuidado com suas palavras, afinal elas são capazes de aumentar ou amenizar o medo que a criança sente por esses pets.
2. Não force nada
Pensar que esse medo é uma bobeira e tentar forçar uma aproximação entre a criança e um cachorro, pode além de piorar a situação, gerar uma experiência traumática. Não é nada disso que você quer! Por isso, tenha calma e paciência. Outro detalhe importante é não adotar nenhum pet e obrigar o pequeno, que não está preparado, a conviver com ele. Essa situação pode desenvolver transtornos psicológicos na criança.
3. Prepare o terreno
É isso mesmo que você leu! É importantíssimo preparar e trabalhar o imaginário dessa criança para que ela entenda que cachorros não representam nenhum perigo e/ou ameaça. Você pode fazer isso assistindo com ela filmes e desenhos que contém com a presença de cães, lendo livros juntos sobre o assunto e até presenteando-a com uma pelúcia de cachorro. Inclusive, temos uma matéria com sugestões de filmes sobre animais para vocês assistirem, para ler é só clicar aqui!
4. Aproximação
Depois de trabalhar o imaginário dele, pode ser uma boa hora para tentar colocar em prática. Sendo assim, leve-o em um ambiente que possua cães a uma distância segura. Você também pode aproveitar uma caminhada ou um passeio na qual encontre um cachorro e perguntar aos tutores se você pode fazer um carinho, estimulando o pequeno a fazer o mesmo. Lembre-se que todo e qualquer cão que a criança se aproximar deve estar sob controle do proprietário e não ser um cão de raça reconhecidamente feroz.
5. Ensine-o a lidar com os cães
Dando continuidade ao último tópico, ensine a criança a se aproximar de forma tranquila e conscientize-a que é normal que esses pets queiram farejar, lamber ou até pular nela. O importante é mostrá-la que o cão não representa perigo e que não há porque ter medo dele.
6. Seja um exemplo
Por fim, mas não menos importante, seja um exemplo de alguém que ama os animais e não sente medo algum. Se você demonstrar preocupação, isso pode estimular o mesmo no pequeno. Tente também tomar atitudes e não ficar só falando. Brincar e fazer carinho em cachorros na frente da criança pode ser uma ótima forma de incentivá-la a perder o medo e começar a gostar deles.
Você conhece alguma criança que tem medo de cachorro? Compartilhe essa história conosco aqui nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Confira também:
“07 Razões para se ter um cachorro”
“A importância dos animais no desenvolvimento infantil”
“05 Ideias de filmes e desenhos infantis sobre animais para ver com os pequenos no cinema ou em casa”