Depois de tomar todas as vacinas e estar saudável, é importante que seu pet comece o processo de socialização. Esse processo nada mais é do que aprender a conviver com outros pets e humanos, de diferentes faixas etárias, incluindo barulhos, sons e lugares distintos. Acontece que muitas pessoas não conhecem os benefícios da socialização para os pets, por isso, trouxemos esse blog post para esclarecer o assunto.

Em primeiro plano, todos nós em alguma fase da vida fomos expostos ao mundo exterior. Durante essa fase nós deixamos de ser crianças reclusas ao lar e passamos a estar presentes nas ruas. Começamos a conhecer novas pessoas, animais, lugares, monumentos, lojas e entre tantas outras coisas. Embora alguns possam não se lembrar muito bem dessa época de suas vidas, eu lhe garanto que foi um período fundamental para a formação de que somos hoje, pois lá aprendemos que o mundo é muito mais do que nós já conhecemos e, não devemos ter medo disso.

Pensando nisso, a socialização dos pets é tão importante para eles quanto foi para nós um dia. É ela que possibilita que ele conheça o mundo como ele é, evitando que um dia ele tenha comportamentos violentos e medrosos, gerados por inseguranças dele com o ambiente exterior.

Receber visitas em casa, fazer caminhadas com seu amiguinho, levá-lo para conhecer novos lugares e até viajar com ele, são algumas formas de apresentar o mundo e socializá-lo. Os benefícios vão desde criar sentimentos de segurança e confiança dentro dele à evitar que ele acumule medos e frustrações durante sua vida. 

Animais que possuem uma vida social saudável têm muito mais facilidade de aprender novas habilidades, além de aumentar a disposição e melhorar a saúde mental deles.

Criar um pet exige responsabilidade. São como filhos e assim como nós, precisam ter relacionamentos e conhecer lugares. Quem não ama ter amigos e dar um passeio? Pois eles também gostam muito e com certeza fará um bem grandioso para suas vidas.

Por fim, é necessário entender que é interessante começar a socialização o quanto antes, já que pets mais jovens estão mais aptos ao aprendizado e pets mais velhos podem ter dificuldade com isso. 

Não tenha medo de como seu filhote vai reagir às situações que lhe forem impostas, se ele estiver saudável e vacinado, é muito melhor que ele lide com isso antes do que quando adulto. Esteja lá e seja carinhoso para ensinar como ele deve reagir e proceder. Seja confiante e passe segurança para ele. Seu bichinho não deve sentir medo do que você não sente, caso isso aconteça é mais um indicador de que ele precisa socializar.

Conta pra gente como foi ou está sendo a socialização do seu pet, aqui nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?