Recolher o cocô dos pets quando estamos fora de casa é um hábito muito comum aos tutores responsáveis. Enquanto isso, alguns podem não ter ideia de por que isso é importante. Acredite ou não, um simples dejeto pode fazer uma diferença enorme na vida de todas as pessoas que vivem ao seu redor, inclusive sua família. Por isso, vem com a gente para aprender por que é tão importante recolher os dejetos do seu animal de estimação.
Primeiro, convenhamos que é horrível estar caminhando e se deparar com um cocô. Isso é, além de constrangedor, uma falta de respeito enorme. Recolher os dejetos do seu pet é um ato de cidadania, gentileza, empatia e respeito ao próximo. É responsabilidade sua dar um destino adequado ao cocô dele. Sem falar que essa falta de cuidado queima todos os outros tutores de pets que também levam seus bichinhos para caminhar.
Desentendimentos em muitas vizinhanças são causados por tutores que não cumpriram, com competência, o papel de pai/mãe de pet, deixando os dejetos de seus animais em lugares públicos e/ou comunitários. É muito ruim não ter um convívio harmônico com seus vizinhos, principalmente por um motivo desses.
Esse assunto ainda pode ficar mais sério. Já que o cocô dos animais pode transmitir uma série de doenças, não só para pets, mas para nós humanos também. O bicho-geográfico, a salmonella e a lombriga, que podem ocasionar desde o mal-estar até o óbito, são algumas delas. Isso acontece porque é fácil entrar em contato com o microrganismo de forma despercebida durante o dia a dia. A prevenção? Sempre recolher e dar um destino adequado ao dejeto do seu pet.
Em muitas cidades do Brasil, como Curitiba e Belo Horizonte, o não recolhimento das fezes dos pets pode ser um ato passível de multa. Sendo essa uma forma encontrada pelo governo para punir aqueles que não contribuem com a limpeza da cidade e com a saúde de todos que ali habitam.
Quem também é muito prejudicado pelo mal ou não recolhimento dos dejetos dos animais é a natureza. Muitos tutores, ao utilizarem sacolinhas plásticas, embora estejam recolhendo, podem estar comprometendo o funcionamento de córregos e bueiros e poluindo o meio ambiente. Isso acontece pois essas sacolinhas acabam indo parar onde não deveriam, prejudicando o funcionamento dos ecossistemas e contribuindo para o desmatamento e a morte de animais.
Por fim, vale lembrar que é fundamental caminhar com seu pet e que é recomendado que ele faça suas necessidades fora de casa, até por questão de saúde caso as fezes dele estejam contaminadas. Isso trará diversos benefícios para ele e para você. Porém é preciso ter muita atenção ao recolhimento dos dejetos dele durante o passeio. Você deve recolher o cocô por inteiro e descartá-lo em uma das lixeiras espalhadas pela cidade ou em seu lixo doméstico. Isso deve ser aplicado para cães e gatos. Dessa forma, se todo mundo agir de maneira correta, estaremos mais seguros em uma cidade mais limpa e saudável!
Leia também:
“Conheça 03 doenças graves transmitidas pelas fezes dos cachorros”
“Higiene e limpeza do seu pet: simples cuidados que fazem toda a diferença”
“04 razões para limpar os dejetos de seu animalzinho”
Você sabia o quão importante é recolher o cocô do seu pet? Compartilhe nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] Leia também: “Por que é importante recolher os dejetos do seu pet?” […]