Durante o mês de novembro ocorre a campanha Novembro Azul que busca alertar os homens sobre o câncer de próstata, uma pequena glândula que produz o líquido seminal. Porém, o câncer de próstata não afeta apenas os humanos, cães e gatos também podem ser acometidos e pode ser fatal se não identificado nos primeiros estágios. Sendo assim, a equipe da Petbag separou algumas informações básicas sobre o assunto para você ficar de olho no seu amiguinho.
O que é a próstata? A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga. Sua função é basicamente manter os espermatozoides saudáveis, já que é responsável por nutrir, proteger e transportar eles. Em cães mais jovens ela possui um tamanho reduzido, enquanto em cães mais velhos ela é maior.
Como a doença é desencadeada? O câncer de próstata é desencadeado por um desequilíbrio na produção de testosterona do cachorro, o que gera um aumento do tamanho da próstata.
A maioria dos tumores são benignos. Sim, é isso mesmo, a maioria dos tumores são benignos e não apresentam riscos à saúde do seu amiguinho. Porém, não é por isso que você deve descuidar, fique atento!
É mais comum em cães do que em gatos. O câncer de próstata é pouco comum em gatos e é mais frequente em cachorros.
Animais mais velhos estão mais propensos ao surgimento da doença. Animais acima dos 6 anos correm um risco maior de desenvolverem a doença. Mas lembre-se, independentemente da idade, raça e qualquer outra característica do seu cachorro, é fundamental realizar o check up anual.
Sintomas. Embora seja uma doença silenciosa, é possível identificá-la através de alguns sintomas. Esses sintomas são: dificuldade para urinar e/ou urinar sangue, desconforto ao defecar e/ou fazer fezes em formato de fitas, dores abdominais, aumento abdominal e falta de apetite. Caso você suspeite de algum deles é recomendado levar seu animal ao veterinário.
Diagnóstico. Para descobrir se há ou não o câncer de próstata no organismo do animal é necessário a realização de uma ultrassonografia abdominal associada ao toque retal. Dessa forma, é possível analisar o tamanho da próstata e a presença de cistos e quaisquer outras alterações. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de recuperação e menores as sequelas.
Prevenção. A melhor maneira de prevenir seu companheirinho do câncer de próstata é a realização do check up, pelo menos uma vez por ano.
Fique atento ao seu pet! A vida deles deve ser nossa prioridade. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco