Os animais domésticos fazem parte da vida de muitos de nós. Além de estarem sempre nos acompanhando, são divertidos, brincalhões e muito amorosos. Por isso, é importante estar sempre atento à saúde e qualidade de vida de nossos bichinhos, afinal assim como nós eles precisam de cuidados que garantam muito tempo de vida! Confira cuidados básicos para deixar seu animalzinho nos trinques!
- Alimentação
Rações devem ser sempre priorizadas na hora da alimentação de animais domésticos, pois e alimentos de seres humanos devem ser evitados, já que alguns têm a capacidade de intoxicar os bichinhos, como alho, cebola e chocolate e podem causar problemas de saúde. Uma ração de boa qualidade é o fundamental para suprir todas as necessidades e, deve ser adequada e respeitar as características físicas de cada animal e sua respectiva faixa etária.
Caso o pet não possua uma dieta balanceada pode haver um ganho de peso, resultando em obesidade e, a ocorrência de outros problemas de saúde mais sérios. Por isso, também é importante que a quantidade de ração seja apropriada para cada animal. Consultar um médico-veterinário é fundamental para ter as informações com precisão e segurança.
Água fresca e limpa deve estar sempre ao alcance dos pets, se possível água filtrada.
Por fim, todos os recipientes que forem usados para a alimentação do bichinho devem ser adequadamente lavados e higienizados e, as sobras devem ser descartadas.
- Banho
O banho é fundamental e é diferente para cada animal já que cada um tem suas características e pH. Nos cachorros o intervalo entre um banho e outro deve ser de 15 dias, no entanto nos gatos existe a necessidade de se dar um tempo maior. Não se esqueça de que banhos com muita frequência podem causar problemas para o animal, principalmente para sua pele.
Nesse momento, é importante estar atento às orelhinhas, que são uma região muito sensível, isso porque a entrada de água pode ocasionar infecções ou inflamações na região auditiva.
Outro fator importante é o uso de produtos coerentes com a idade e saúde do pet, já que alguns produtos podem gerar irritações. O importante é ser adequado e não agredir o animal.
Lembre-se que o momento do banho deve ser o mais agradável possível. Todo e qualquer estresse deve ser evitado. Os animais também amam ficar cheirosos e limpinhos.
- Ambiente
Assim como nós, os animais de estimação também precisam viver em ambientes harmoniosos e favoráveis à sua qualidade de vida. Sendo assim, é necessária a manutenção do local, visando o conforto e o bem-estar de seu amiguinho. Alguns cuidados que você pode ter são: alternar sua exposição entre áreas com incidência de luz solar, importante para produção de vitamina D e, locais com sombra; proporcionar superfícies confortáveis e, por fim, usar brinquedos e itens próprios para que ele possa se distrair e se divertir.
- Limpeza bucal
Um dos cuidados mais deixados de lado é a higiene bucal e, embora alguns se esqueçam dela, é importantíssima. A fim de evitar doenças dentárias é fundamental que a escovação dos dentes seja regular. Com qual frequência é preciso limpar os dentes do seu pet? Isso vai depender de fatores como a idade, raça, tamanho e dieta do seu bichinho. Além disso, é necessário o uso de produtos adequados para animais. A falta de atenção com essa região dos animais pode levar a problemas de saúde bucal.
O que achou de aprender alguns cuidados superimportantes para ter com seu animal de estimação? Conta pra gente aqui nos comentários qual é o método que você aconselha?
Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
3 Responses
[…] para ter com os pets no dia a dia. Caso você ainda não tenha lido a parte 1, é só clicar aqui. Leia tudo com muita atenção e, não se esqueça de tentar usufruir o máximo do que aprendeu com […]
[…] esse assunto já é recorrente e, se você quiser ler a matéria na qual falamos dele, basta clicar aqui. Mas hoje, viemos ensinar uma das formas corretas de escovar os dentes do seu cãozinho, em […]
[…] “Cuidados básicos para ter com os pets no dia a dia (Parte 1)” […]