Como prometido em nosso último blog post(para acessá-lo é só clicar aqui), vamos ensinar a fazer uma composteira simples em casa. Uma composteira nada mais é que um sistema para decomposição de material orgânico. Através dela, você consegue produzir adubo natural de qualidade para suas plantas e, ajudar o meio ambiente com a diminuição da emissão de gás metano e a redução do volume de resíduos que são levados a aterros sanitários todos os dias. Tendo entendido o que é e quais os benefícios de uma composteira, é hora de aprender a fazer a sua!
Você vai precisar de:
- Três caixas plásticas escuras que possam encaixar uma em cima da outra(somente uma delas deve possuir tampa);
- Minhocas vermelhas/californianas em uma porção suficiente para cobrir a base de duas das caixas;
- Matéria vegetal seca(grama, palha, serragem, folhas);
- Um recipiente para recolher o material orgânico durante os dias e posteriormente depositá-lo na composteira;
- Lixo orgânico produzido por você e sua família ao longo dos dias(resto de alimentos, cascas de frutas, casca de ovos, vegetais, etc).
Passo a passo:
- Primeiramente, coloque o recipiente que você separou para armazenar o material orgânico na cozinha. Desta forma, durante os dias você pode recolher restos de alimentos e vegetais e depositá-los lá;
- Para preparar a composteira, é necessário fazer furos na base das caixas do meio e do topo;
- Coloque as minhocas, já com terra, cobrindo o fundo da caixa que está no topo;
- Depois disso já é possível despejar, com cuidado, o material orgânico que foi armazenado. Lembre-se de colocar a matéria vegetal seca por cima, para que não resulte em mau cheiro e não atraia insetos voadores.
Manutenção da composteira:
A manutenção da composteira é simples, confira:
- Não deixe sua composteira sujeita ao sol ou a chuva;
- Quando a caixa que está no topo já estiver cheia, troque ela de lugar com a caixa que está no meio. Deste modo, a caixa cheia de resíduo deve descansar durante 30 dias e a caixa vazia pode ser usada para compostagem. A primeira vez que você utilizar a caixa que estava no meio é necessário colocar as minhocas, assim como foi feito com a caixa do topo no primeiro uso;
- Quando a caixa que estava no meio for retirada para troca já com a matéria orgânica decomposta, passado os trinta dias, é necessário colocá-la no sol durante um curto período de tempo, para que as minhocas se refugiem do calor no fundo da caixa, assim o adubo pode ser retirado. Lembre-se de deixar um pouco da terra para que as minhocas sobrevivam e você possa reiniciar a compostagem;
- A caixa que fica na base da composteira irá armazenar um líquido escuro formado durante esse processo. Esse líquido é um chorume orgânico que é muito nutritivo para as plantas. Seu uso deve ser feito da seguinte forma: dilua uma parte dele em dez partes de água e borrife em suas plantas.
Observações:
- Não inclua em sua composteira restos de alimentos como: laticínios, carnes e alimentos que foram temperados;
- De forma alguma despeje água em sua composteira, ela já possui a umidade necessária para seu funcionamento;
- Não se esqueça de retirar o adubo da caixa do meio que ficou os trinta dias com a matéria orgânica em decomposição.
Gostou da ideia? Compartilha com a gente e fique à vontade para tirar suas dúvidas. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] Leia também: “Como fazer uma composteira simples em casa” […]