Ter um pet é tudo de bom, cuidar, dar banho, passear e passar tempo junto. Porém, essa função exige responsabilidade e uma delas é educá-lo para melhorar o convívio da família e do animal. Não é atoa que muitas pessoas consideram o seu bichinho como um filho. Além disso, quanto mais cedo você agir, melhores serão os resultados. Por isso, Petbag® separou algumas dicas importantes para te auxiliar na educação do seu amiguinho, confira abaixo.
Estabelecer limites
Antes de tudo, você precisa decidir o que seu pet pode e não pode fazer para que saiba agir quando as situações estiverem acontecendo. Você pode ensinar o local correto para ele fazer suas necessidades, o que não deve morder na casa, entre outras coisas que achar necessário. Não seja rígido e nem relaxado demais. Lembre-se que ele não é um robô, mas a cada dia pode ser mais difícil educá-lo, então ser mais firme não é uma má ideia a longo prazo.
Aprenda a falar “não” e “parabéns”
Saber dizer “não” quando seu pet estiver desobedecendo é fundamental. Se você não fizer isso, ele nunca vai saber o que está fazendo de errado. Sendo assim, mantenha uma postura séria, olhe nos olhos dele e diga “não”. Mas quando ele obedecer, elogie, faça festa e dê “parabéns”. Essas duas dicas são importantes pois o tempo de assimilação de animais como os cachorros é de alguns segundos e, é nesse tempo que ele vai saber se está certo ou errado.
Recompe quando ele obedecer
Recompensar seu amiguinho quando ele for obediente é uma das formas de ajudá-lo a entender que aquilo foi legal e ainda estimulá-lo a agir daquela forma novamente. Essa recompensa vai desde um elogio a um petisco ou presente, o importante é deixá-lo bem feliz.
Aproveite ambientes diferentes
Atividades dentro e fora de casa, quando bem aproveitadas, podem deixar seu bichinho mais calmo e melhorar a saúde física dele. Essas atividades fora de casa podem ser passeios, caminhadas, viagens, enquanto as de dentro podem ser brincadeiras e exercícios físicos. Não se esqueça de conferir nossa matéria com lugares lindos para levar seu pet em Belo Horizonte, clicando aqui e, outra na qual ensinamos brincadeiras para fazer em casa com ele, clicando aqui.
Ensine com equilíbrio
Durante esse processo de aprendizado é importante não exagerar. Alguns animais podem ficar irritados e estressados caso você exige mais do que eles são capazes de aguentar. Por isso, seja cuidadoso e não ultrapasse os limites do seu pet, isso pode afetar negativamente a saúde dele e suas emoções. Nosso conselho é que todo dia você separe um tempinho para ensinar a ele o que precisa ser ensinado.
Conscientize familiares e amigos
É muito ruim se esforçar muito em um projeto e depois algo de errado jogar tudo no lixo. Isso acontece quando você ensina algo ao seu animal de estimação e outra pessoa ensina o contrário. Por exemplo, você não permite que ele coma determinados alimentos, prejudiciais à saúde, mas na presença de determinado amigo ou familiar ele consegue fazer isso. Isso está deseducando o pet e dificultando que ele aprenda o correto. Por isso, converse com a família e com os amigos sobre o assunto e não tenha vergonha de pedir que eles te ajudem. Não atrapalharem já é o suficiente.
Se dedique e faça com amor
Por último, faça com amor e se dedique ao máximo. Como já mencionamos, ter um pet é como ter um filho e é necessário educá-lo. Quanto mais amor você colocar nessa educação melhor ela será. Violência não é uma forma de ensinar.
O que achou desses conselhos? Aproveite para contar pra gente alguma outra recomendação que você utiliza ou utilizou! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
2 Responses
[…] “Dicas para ajudar seu pet a ser mais obediente” […]
[…] Leia também: “Dicas para ajudar seu pet a ser mais obediente” […]