Sustentabilidade e ecologia têm ganhado cada vez mais espaço nas mídias sociais e nas conversas dentro e fora das empresas. Em comemoração ao Dia do Planeta Terra, escolhemos trazer um tema super interessante e relacionado ao que estamos falando. Por isso, conheça agora os oito erres da sustentabilidade. Garanto que vai se surpreender!
Antes de começarmos a explicar cada um dos oito separadamente, precisamos entender o que são e qual a importância deles. Os 8 R’s são, nada mais nada menos, que oito palavras iniciadas pela letra “R” que tem a função de nos fazer refletir sobre nossos hábitos e práticas no planeta, a fim de reduzir o consumo exagerado e o desperdício. A importância disso é basicamente proteger a natureza, evitando que os recursos naturais se esgotem e ocorram catástrofes ambientais, como o desmatamento e a poluição.
Leia também: “Por que devemos preservar a natureza”
Bom, agora que você já está mais entendido, vamos a explicação de cada um dos erres!
- Repensar
Já ouviu aquela frase: “Tudo começa na cabeça”? Pois é, repensar é começar a refletir sobre seus hábitos e práticas do dia a dia e se questionar sobre novas formas de fazê-lo sem prejudicar o meio ambiente. Por exemplo, será que ao invés de utilizar aquela sacolinha plástica de supermercado, tão prejudicial ao meio ambiente, você não poderia levar a sua retornável, quando precisar?
- Recusar
Ao levar sua própria sacola retornável ao mercado é possível recusar a sacola plástica oferecida por eles. O erre de recusar é sobre isso, evitar produtos que prejudiquem o meio ambiente ou que sejam de empresas que não compactuam com a preservação ambiental.
- Reduzir
Essa é fácil e bem conhecida! Reduzir pode ser diminuir o tempo de um banho ou diminuir a quantidade de produtos desnecessários comprados. O que importa aqui é amenizar o impacto ambiental que provocamos através da diminuição de hábitos e produtos do dia a dia que são prejudiciais à natureza.
- Reparar
Em muitas situações do cotidiano, objetos podem acabar se quebrando ou até parar de funcionar. Sem falar daqueles que vão se deteriorando com o tempo. Nesse momento, entra o famoso erre de “reparar”, isso quer dizer, consertar um pertence ou modificá-lo até que fique novo. Essa é uma boa forma de preservar o meio ambiente, já que evita a compra de um novo, o que além de diminuir o consumo, pode ser uma boa economia.
- Reutilizar
Também muito conhecido, o erre de reutilizar é fundamental. Hoje, você consegue, facilmente, encontrar formas de reaproveitar materiais e objetos na internet. Muitas vezes, o que iríamos jogar no lixo poderia ter uma segunda finalidade. Até mesmo uma composteira é uma forma de reutilizar, já que estamos reaproveitando alimentos que iriam ser jogados fora.
Leia também: “Como fazer uma composteira simples em casa”
- Reciclar
Caso não seja possível reutilizar um material ou objeto, é hora de reciclar. Para isso basta realizar corretamente sua coleta seletiva. Dessa forma, os materiais que forem para o lixo de sua casa, não terão o mesmo impacto ambiental de caso não fossem reciclados. Não se esqueça de ler nosso post blog na qual ensinamos a fazer a coleta seletiva em casa, clicando aqui.
- Responsabilizar-se
É hora de entender que é sua responsabilidade o futuro de nosso Planeta. Por isso, tome quantas atitudes forem necessárias para diminuir o impacto ambiental que você causa na natureza!
- Repassar
Por fim, mas não menos importante, dissemine o que você acabou de aprender. Conhecimentos bons precisam ser repassados para o máximo de pessoas que puder. Lembre-se, quanto mais pessoas estiverem contribuindo com o Planeta Terra e praticando os oito erres, menores serão os danos ambientais causados pelos seres humanos e melhores os resultados!
Você já conhecia e praticava algum dos 8 R’s? Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco