A limpeza bucal é muito importante para os pets, pois ela evita doenças dentárias, bucais e outros problemas relacionados à saúde do animal. Para quem já acompanha a gente aqui no blog, esse assunto já é recorrente e, se você quiser ler a matéria na qual falamos dele, basta clicar aqui. Mas hoje, viemos ensinar uma das formas corretas de escovar os dentes do seu cãozinho, em especial para aqueles que irão fazer isso pela primeira vez.

Antes do passo a passo, precisamos te ensinar algumas informações fundamentais. A primeira delas é que quanto mais cedo você inserir esse hábito na rotina do seu pet, mais fácil será o processo de acostumação e de realização da escovação depois. A segunda é que é recomendado que você escove o dente do seu bichinho todos os dias ou pelo menos algumas vezes na semana. E a terceira e última, é que você nunca deve utilizar pasta de dente para humanos durante a higiene bucal do seu pet, elas podem ocasionar diversos problemas de saúde no organismo deles.

Então vamos lá! Listamos as dicas em ordem para que você se oriente melhor e não se perca. Olha elas aí:

  1. Pelo contrário do que muitos acham, você não deve chegar com a escova de dente no primeiro momento da escovação, principalmente nas primeiras vezes. O animal precisa permitir que você manipule a boca dele para fazer a limpeza, caso contrário nada vai pra frente. Por isso, comece massageando a gengiva e os dentes dele suavemente com o dedo, como se estivesse escovando. Se ele recuar ou se sentir incomodado, espere e repita novamente até ganhar liberdade com ele.
  2. Depois disso, é hora de apresentar a pasta dental que será usada para o pet, lembre-se que ela deve ser apropriada para ele. Para isso, é só massagear a gengiva dele com os dedos, mas dessa vez com uma pequena quantidade do produto.
  3. Por fim, a escovação. Você pode usar uma dedeira ou uma escova de dente com cerdas macias, específica para animais ou crianças. Como você já ganhou a liberdade de manipular a boca do bichinho, é só escovar com muito carinho todos os dentinhos dele, tanto os que ficam atrás quanto os que ficam na frente. Não é preciso enxaguar ao finalizar a limpeza.

Pronto, você já sabe o que fazer! No começo é normal que o pet estranhe e fique incomodado com a prática da limpeza bucal, por isso é importante que se torne um hábito. Tenha paciência e não desista, estamos com você! Uma boa dica é priorizar horários em que o pet esteja mais calmo para realizar a escovação, como por exemplo depois de uma brincadeira ou caminhada.

Como foi escovar os dentes do seu pet? As dicas te ajudaram? Compartilha com a gente nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?