Os animais são verdadeiros membros da família. Eles são responsáveis pelas melhores risadas, por deixar os passeios mais divertidos, por livrar as crianças do tédio e, não importa a situação, sempre estão ao nosso lado. Infelizmente, por possuírem uma expectativa de vida menor que a dos humanos, muitas famílias acabam, mais dia menos dia, sofrendo com a dor da perda desses animais. Nesse sentido, mesmo que o sofrimento seja inevitável, vamos te dar alguns conselhos que podem amenizar a dor. Confira agora e não se esqueça de que você não está sozinho!
O primeiro conselho que queremos te dar é busque ficar perto de quem você ama. Estando perto de quem a gente ama é mais fácil desabafar e se sentir livre para chorar e expressar seus sentimentos. Isso sem falar que todo amor que recebemos nesse momento é muito bem vindo e, não há ninguém melhor para fazer isso do que nossos amigos e família. Quando se trata de crianças é importante dar muita atenção e aproximá-las de quem elas mais gostam. Um vínculo foi rompido e precisa de cura.
O segundo conselho que vamos te dar é jamais menosprezar a dor e os sentimentos que você ou outra pessoa em luto estão sentindo. É comum as pessoas inferiorizarem o luto pela perda de pets, mas não dê confiança a elas. Um pet, como já falamos, é um membro de nossas famílias, um companheiro e um amigo de verdade. No final, somente nós sabemos o que estamos sentindo e, é preciso que respeitem isso.
O terceiro conselho é sobre os sintomas do luto. Esses podem se apresentar como angústia, choro excessivo, insônia e até dificuldade de realizar atividades cotidianas. O que fazer? Respeitar o processo de luto e, se necessário, procurar ajuda de amigos ou profissionais. Profissionais como psicólogos podem ser fundamentais durante essa fase. Eles podem te ajudar a lidar melhor com a situação, aceitar e “curar as feridas”.
O quarto conselho e último, é voltado especialmente para crianças, já que existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-las. O primeiro passo é permitir que a criança se expresse e diga tudo o que está sentindo e, então explicar para ela que não existe nenhum culpado pela morte de seu bichinho. Também, pode ser interessante conversar sobre exemplos de pessoas que já passaram por isso, para que ela não se sinta tão sozinha. Por fim, não evite que ela guarde lembranças do pet, isso também pode ser uma forma pessoal de curar e lidar melhor com o luto.
Se você quiser, compartilhe conosco sua história de luto e conte como você lidou com ele. O espaço dos comentários é de vocês, fiquem à vontade. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] “Como lidar com a perda de um pet” […]