Você sabia que as patas dos cachorros podem ser um objeto de estudo cheio de curiosidades e novos conhecimentos que você provavelmente nem imaginava? Pois é, neste post do blog trouxemos onze curiosidades que vão te deixar de boca aberta e até te ajudar a tomar maiores precauções com as patas do seu amiguinho. Confira!

  1. Possuem diversas variações

As patas dos cachorros podem variar de acordo com a genética, mas mesmo assim cada cãozinho sempre vai possuir uma patinha única que reflete quem ele é. Essas variações contemplam tamanho, comprimento, largura, entre outras características. Aliás, algumas raças possuem patas bem diferentes do convencional, o que representa alguma capacidade mais desenvolvida para determinada atividade. Vamos exemplificar isso nos próximos tópicos.

  1. Tem capacidade antitérmica

Se você já entrou em contato com as patinhas dos cães, provavelmente notou almofadinhas na base dessa estrutura. Esses são os coxins, compostos majoritariamente de tecido adiposo e, protegem esses animais de temperaturas muito altas ou muito baixas.

  1. Estão sujeitas a queimaduras

Embora os coxins desempenhem muito bem o papel de proteger os cães, ainda é possível que eles se queimem com temperaturas mais elevadas. Por isso, não é recomendado realizar caminhadas com nossos amiguinhos entre às dez da manhã e às quatro horas da tarde, já que o chão fica sujeito a temperaturas mais elevadas. Vale lembrar, que essas queimaduras podem gerar feridas e dificultar a locomoção dos cachorros.

  1. Podem sofrer desidratação

Ainda sobre os coxins, as almofadinhas das patas dos cães, é possível que desidratem e adquirem aspecto esbranquiçado. Para evitar o quadro é necessário tomar cuidado com as patas do animal e estar sempre cuidando da região.

  1. Possuem suas próprias glândulas

Sim, existem glândulas sudoríparas nas patinhas dos nossos amiguinhos. Elas servem como forma de ajustar a temperatura do corpo e atingir o equilíbrio térmico. 

  1. Possuem estruturas bem parecidas com dedos

As estruturas na qual nascem as unhas dos cães são conhecidas como falanges dos dedos e, por mais que os dedos dos cães não sejam parecidos com os nossos e nem possuem a mesma funcionalidade, são extremamentes importantes para locomoção e auxiliam na hora de segurar brinquedos.

  1. As patas são a maior estrutura de apoio para o corpo do cão

A maior parte do peso do corpo dos cães está apoiada sobre os dedos localizados nas patas desses animais. É assim que eles se locomovem, diferente de nós que apoiamos a maior parte do peso no calcanhar. Incrível né?!

  1. Ajudam a identificar o estresse e ansiedade

Se seu amiguinho anda lambendo muito as patinhas, pode ser um sinal de estresse e ansiedade. Dessa forma, pode ser interessante adotar algumas técnicas para amenizar o quadro, como enriquecimento do ambiente, passeios e caminhadas diários, entre diversos outros. Para conferir nossa matéria completa sobre métodos profiláticos da ansiedade canina, clique aqui.

  1. Podem gerar mal cheiro

Caso não haja higienização adequada, as patinhas do seu cachorro podem ser o local adequado para proliferação de fungos e bactérias que, consequentemente, resultam em odores desagradáveis. Por isso, após passeios e caminhadas faça a limpeza das patas do seu amiguinho.

  1. Algumas raças possuem “pés de gato”

Os gatos possuem pés menores e mais arqueados que os cachorros, o que lhes garante mais agilidade e resistência. Mas você sabia que algumas raças de cães também podem possuir patinhas com essas características? Estamos falando dos Doberman e dos Greyhound.

  1. Cães nadadores possuem as patas achatadas

Por fim, algumas raças possuem patas mais achatadas, o que lhes confere maiores habilidades aquáticas. Um exemplo disso são os labradores Retriever.

Esse blog post foi útil para você? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

Como lidar com a perda de um pet

Os cães gostam de música?

Depressão canina: saiba como identificar e agir

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?