Embora não seja cientificamente comprovado, toda mãe ou pai de cachorro provavelmente já percebeu que ao saírem de casa, seus pets demonstram certa tristeza e, ao voltarem, alegria. Como os animais não possuem sentimentos complexos como os humanos, não é possível chamar isso de “saudade”. Porém, estudos apontam que ao verem seus tutores, os níveis de ocitocina no organismo dos cachorros podem aumentar. Esse hormônio é responsável pelo bem-estar e a diminuição da ansiedade do pet.
Outra explicação afirma que os cachorros enxergam seus tutores como seus chefes de matilha e, a ausência destes pode provocar estresse.
Enfim, não há dúvidas que estar com você pode ser muito benéfico para o seu cãozinho e, ficar sem você pode ser uma situação triste e até estressante para ele. Contudo, é inevitável para muitos de nós sair durante o dia, seja para o supermercado ou para o trabalho. Felizmente, é possível contornar essa situação com inteligência e evitar que seu amiguinho sofra quando você não estiver em casa. Por isso, trouxemos algumas boas dicas para te dar a respeito desse assunto!
- Faça caminhadas e passeios com ele
Já falamos diversas vezes aqui no blog dos benefícios das caminhadas para a vida do seu pet! Elas são capazes de deixá-lo mais calmo e melhorar sua saúde física e mental. Essa atividade, além de tranquilizá-lo, ajuda a gastar a energia dele e, quando você estiver fora, é bem provável que ele não se estresse em excesso e até dê um cochilo. O recomendado é caminhar uma vez ao dia, todos os dias, com seu amiguinho.
- Deixe algo para ajudar a matar a saudade
Os cachorros são capazes de reconhecer seu cheiro de longe. Por isso, deixar uma peça de roupa, coberta ou paninho com seu cheiro, pode ajudá-lo a se acalmar quando você estiver fora.
- Brinquedos interativos
Deixar brinquedos interativos pela casa é uma ótima forma de entreter seu pet e ajudá-lo a esquecer que você não está ali. Como muitos cães podem acabar não se alimentando na ausência dos tutores, você pode utilizar, estrategicamente, brinquedos que liberam ração e petiscos conforme o pet interage com eles.
- Deixe a TV ligada ou uma música tocando
Em nosso post: “Os cães gostam de música”, explicamos como as músicas podem ter um efeito calmante e relaxante nos pets, para ler clique aqui. Fato é que sons constantes em determinada frequência possibilitam que seu pet não se sinta tão sozinho, ou seja, a TV ligada também pode ser um bom truque.
- Não se despeça
Despedir do seu pet pode ter um efeito contrário ao que muitos imaginam. Mesmo que para alguns seja impossível não dizer “adeus”, esse ato pode aumentar a ansiedade que seu pet vai sentir quando você estiver fora. Dessa forma, seja imparcial quando sair e quando chegar, assim, seu pet vai entender com mais naturalidade a situação e não vai ficar tão ansioso quando acontecer novamente.
- Separe um momento do dia para se dedicar a ele
Depois de dizermos que você não pode mais se despedir e nem fazer festa ao retornar para casa e encontrar seu pet, chegou a hora de te incentivarmos a separar um momento do seu dia e aproveitar ao máximo seu pet. Isso vai melhorar a relação de vocês e provavelmente amenizar a “saudade”. Lembre-se que esse deve ser um outro momento e não o mesmo que o da caminhada.
Leia também:
“Por que a socialização é tão importante para os pets?”
“10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro”
Seu pet sente muito sua falta quando você está fora de casa? O que você faz para evitar que ele sofra? Conte-nos nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] “Os cães sentem saudade? Aprenda a lidar com isso” […]