Se você está aqui, é porque você já é um tutor super responsável, parabéns! Caminhar com nossos cães é fundamental para o bem estar deles, pois evita comportamentos agressivos, obesidade, depressão, ansiedade, entre diversas doenças e, melhora a saúde física e mental de nossos bichinhos.
É fundamental que os passeios façam parte da rotina do seu pet. Já que além de receber todos estes benefícios, esta também é a hora recomendada para que ele faça suas necessidades. Imagine ficar o dia inteiro dentro de casa? Não dá né!
Por isso, se você chegou até aqui e está curioso para saber quais são as treze dicas que Petbag® tem para você realizar passeios cada vez melhores, fique conosco. Você vai adorar este post blog!
- Evite muito calor ou muito frio
Caminhar sob muito sol ou em dias muito frios pode ser prejudicial à saúde do seu cãozinho. As consequências vão desde queimaduras à hipertermia e câncer de pele. O recomendado é caminhar pela manhã ou no final do dia, quando o sol está se pondo ou já se pôs.
Um teste que você pode fazer é colocar as mãos no passeio por 10 segundos. Se a temperatura não te incomodar, provavelmente não incomodará seu amiguinho também.
- Protege seu amiguinho e os outros pets também
Antes de sair para um passeio, garanta que seu cachorro esteja com todas as vacinas, vermífugos e medicamentos em dia. Isso assegura não só que ele esteja protegido, mas os outros também. Recomendamos que consulte um médico veterinário.
- Vá para o passeio preparado
Já saiu de casa e depois teve uma sensação de arrependimento por ter esquecido algo? Pois é, isso é comum. No entanto, se você deixar tudo separado, é bem provável que não esqueça nada. Principalmente uma prática que deve ser feita todos os dias. Aconselhamos que leve os seguintes itens:
- Coleira ou peitoral do pet;
- Guia;
- Petbags®, para recolher os dejetos do seu pet;
- Recipiente com água;
- Petiscos;
- Brinquedos, caso vocês pretendam usá-lo;
Deixe tudo bem separadinho e não se esqueça que é responsabilidade sua e, só sua, dar o destino adequado aos dejetos do seu pet.
Leia também: “Por que é importante recolher os dejetos do seu pet?”
- Tente acostumar seu pet com a coleira/peitoral
Alguns cães costumam ter medo da coleira/peitoral. Para melhorar a relação destes dois basta deixar o objeto em locais visíveis por ele durante o dia. Com o tempo, o medo será menor e as caminhadas bem mais tranquilas.
- Treine-o para obedecer comandos simples
Algumas situações inusitadas podem ocorrer durante o passeio. Para lidar melhor com esses imprevistos ou até mesmo melhorar a fluidez da atividade, recomendamos que você ensine seu pet comandos como: “sentar”, “parar” e “andar”.
Leia também: “Dicas para ajudar seu pet a ser mais obediente”
- Tranquilize-o
É natural que seu amiguinho fique agitado e ansioso para os passeios, mas isso pode gerar estresse e acabar mal. Por isso, fique calmo, só isso já irá tranquilizá-lo. Por fim, caso ele saia de casa muito agitado, retorne e espere que ele se acalme.
- Fique atento a duração do passeio
Você não deve fazer passeios com muita pressa, esse é um momento de prazer e diversão para o seu pet. No entanto, evite percursos muito longos, fora do costume do animal. É tudo questão de equilíbrio!
- Mostre quem está no controle
Práticas de controle podem melhorar muito seu passeio. Sair de casa somente quando ele se acalma, já é uma. Mas existem outras, por exemplo: não permita que ele saia pela porta antes de você e não deixe-o andar na sua frente. Assim, você demonstra quem é que manda, evitando desobediências e complicações.
- Recompense com petiscos
O bom e velho petisco, tão falado aqui no blog, pode ser seu aliado. Use-o sempre que seu cãozinho fizer o que é certo e tiver boas atitudes. Isso ajuda-o a entender quando está tendo um comportamento legal e quando não está.
- Dê curtas paradas ao longo do percurso
Como já dissemos anteriormente, tudo é equilíbrio. Sendo assim, se reparar que seu pet está muito cansado, pare. Em alguns momentos, ele mesmo pode querer parar e você deve respeitar isso. Aliás, ninguém é de ferro!
Leia também: “Cachorro puxando a coleira durante o passeio? Aprenda como resolver”
- Tente variar os lugares de passeio
Assim como nós adoramos conhecer lugares novos, nossos pets também gostam. Às vezes é importante sair um pouco da rotina e buscar novos ambientes para caminhar com ele. Será além de uma nova experiência um bom estímulo para que ele continue amando passear.
- Hidratação é fundamental
Já te recomendamos levar água, mas vamos bater na tecla de novo. Não se esqueça de levar uma garrafinha com água para você e para seu amiguinho. Caso seja necessário leve também um suporte para auxiliá-lo na hora de se hidratar. Atividade física sem água, não dá.
- Quanto mais praticar, mais fácil será
No começo pode parecer difícil, mas é aquela famosa frase: “A prática leva a perfeição”. Por isso, não desista. Com o tempo as coisas vão ficar mais fáceis e seu pet vai, a cada dia, aproveitar melhor os passeios. Lembre-se de ter muita paciência e dedique-se a cuidar e dar muito carinho a ele!
Você já conhecia algumas dessas dicas? Tem alguma para nos ensinar? Compartilhe nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
1 Response
[…] “13 Dicas para passear com seu pet” […]