05 comportamentos caninos engraçados e as razões por trás deles.
Tempo de leitura: 5 minutos
Todo pai e mãe de pet já notou seu filho de quatro patas fazendo algo estranhamente curioso e, por vezes, muito engraçado. Se você faz parte desse grupo, vem com a gente para descobrir as causas dessas “loucuras” caninas!
Por que os cães: perseguem carros?
Seu carro já foi perseguido por algum cachorro engraçadinho? Bom, fique sabendo que esse ato é instintivo e conhecido por “impulso de caça”. Acontece que objetos em alta velocidade, como bicicletas e automóveis, por exemplo, podem ser entendidos como uma presa, aos olhos do animal. A frequência com que isso ocorre vai variar em cada pet. Além disso, fatores como o barulho (estímulo visual) e o cheiro de outros humanos, atrelado ao veículo, podem causar a sensação no cachorro de necessidade de proteção do território.
Por que os cães: pequenos enfrentam os maiores?
Se você nunca presenciou um cão de pequeno porte afrontando um cão maior, talvez esteja precisando de mais caminhadas com seu filho de quatro patas. Por mais cômico que seja, a explicação dessa ocorrência pode ser pura insegurança do pequenino. Normalmente, esses confrontos ocorrem em espaços fechados ou com os cães sob coleira. Dessa forma, só restam duas formas para que o pequeno estabeleça sua defesa, a fuga ou a luta. Portanto, se não houver possibilidade de fuga, haverá tentativa de luta e, já alertamos, haverá muito latido!
Por que os cães: cheiram os traseiros uns dos outros?
O olfato dos cães é pelo menos dez mil vezes mais aguçado que o dos seres humanos. Por isso, qualquer cheiro pode ser muito informativo e, as glândulas encontradas no ânus dos cães, não ficam de fora. Ao dar a famosa cheirada no traseiro de outro cão é possível descobrir o sexo, idade, hábitos alimentares e até o humor do cão. Além disso, podemos considerar uma “etiqueta canina” começar o contato com outro igual sentindo os aromas da parte de trás, aproximar das laterais e, somente depois, fazer contato visual.
Por que os cães: abanam o rabo?
Este, provavelmente, é comportamento canino mais comum desta lista. De forma geral, os cães abanam seus rabos para estabelecer algum tipo de comunicação e esboçar emoções. Por exemplo, o rabo ereto pode estar relacionado à agressividade, já o rabo entre as pernas à submissão e, o rabo abanando à agitação e contentamento.
Por que os cães: cheiram entre nossas pernas?
Tá lembrado que os cães possuem um olfato pelo menos dez mil vezes mais aguçado que o nosso? Da mesma forma que eles cheiram os traseiros um dos outros para realizar o reconhecimento, podem tentar se aproximar de nossa virilha para cheirar os odores emitidos pelas glândulas ali localizadas. Essas glândulas podem produzir feromônios que deixam os cães curiosos. E, também, conseguem aprender informações sobre a idade e o sexo desse humano.
Qual das explicações te deixou mais surpreso? Conhece algum outro comportamento curioso que gostaria de saber a explicação? Compartilhe nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“11 Curiosidades sobre as patas dos cães”
“Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades fora de casa”
“Por que seu cachorro deve fazer as necessidades fora de casa? Entenda!”