Dicas para seu amiguinho aprender a fazer xixi e coco no lugar certo
Se você está a procura de um guia com dicas para ensinar seu cão a fazer as necessidades no local correto, chegou ao blog certo!
É normal que ao adotar um pet precisamos ensiná-lo onde realizar suas necessidades, de modo que não comprometa a logística da casa e desenvolva a disciplina do animal, seja ele filhote, adulto ou idoso. Por isso, estudamos alguns pontos importantes desse processo e vamos ensiná-los a você. Confira!
Primeiro, escolha um cantinho da casa para ser o banheiro do seu pet. É importante que seja um local com maior privacidade, na qual o cãozinho sinta-se confortável. Depois é só cobrir com jornais ou alojar um tapete higiênico, vai de sua preferência.
Seguindo, saiba que por mais que pareça difícil e muito trabalhoso, o segredo é manter a disciplina e ter paciência. Dessa forma, é fundamental estabelecer uma rotina para o pet, ou seja, horário para dormir, passear, brincar, comer e fazer suas necessidades. E, esses dois últimos são os mais importantes agora, pois sempre que seu amiguinho terminar uma refeição, recomendamos que leve-o imediatamente para o local escolhido para ele realizar as necessidades, já que após comer ele costuma estar mais predisposto a usar seu “banheiro”.
Assim, você estará estabelecendo horários para que ele realize suas necessidades, o que automaticamente dará a ele uma orientação e será eficaz no aprendizado. Além de ensiná-lo onde ele deve realizar o ato.
Lembre-se, deslizes podem ocorrer por diversos motivos, como uma tentativa do seu amiguinho de chamar sua atenção ou mesmo por problemas de saúde. Por isso, é importante garantir que seu cãozinho se sinta amado e tenha todas as suas necessidades fisiológicas supridas, mas em casos de suspeita de enfermidades, não hesite em marcar uma consulta com um médico veterinário.
Não se esqueça também de aplicar essa rotina em viagens ou passeios muito longos, afinal faz parte do treinamento.
Outra dica importante é observar o comportamento do seu cachorro. Se perceber que ele está inquieto, cheirando o chão, pode ser um indicador de que ele possivelmente está apertado e seja uma boa hora para levá-lo ao “banheiro” dele. Isso reforçará o aprendizado do local correto onde ele deve urinar e defecar.
Sempre que ele acertar o local recompense pela boa atitude com petiscos e carinho. Essa ação pode fazer uma diferença muito grande no aprendizado dele, pois reforça a boa conduta.
Dando continuidade, se sua intenção é que o animal realize as necessidades dele fora de casa, lembre-se de levá-lo sempre após as refeições ou nos horários estabelecidos da rotina dele. Não se esqueça de levar Petbag® para todos os passeios. Manter a cidade limpa é uma responsabilidade sua com o meio ambiente e a sociedade.
Por fim, mas não menos importante, nunca dê broncas, xingue ou tenha comportamento agressivo perante os erros do seu amiguinho durante esse processo. Essas ações geram traumas e causam medo no animal, o que dificulta e atrasa o aprendizado e prejudica a saúde mental do seu cão.
Caso você identifique algum problema de saúde no animal ou esteja com dificuldade para ensiná-lo a fazer xixi e coco no local estabelecido, recomendamos que procure o serviço de um adestrador ou educador sanitário especializado nesse ofício.
Esse blog post foi útil para você? Conte-nos como foi o processo de aprendizado do seu amiguinho. Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“11 Curiosidades sobre as patas dos cães”
“Conheça três doenças graves transmitidas pelas fezes dos cachorros”
“Depressão canina: saiba como identificar e agir”