É normal que seu amiguinho erre o local de fazer as necessidades dele e acabe deixando alguns locais da casa com um odor desagradável. Ou até mesmo o espaço em que ele faz suas necessidades pode acabar ficando um pouco fedido. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e métodos para te ajudar a se livrar desse problema e melhorar o cheiro da sua casa, afinal nada melhor do que ficar em um ambiente com aroma agradável junto aos nossos bichinhos. 

Antes de tudo, o ideal é ensinar seu amiguinho de quatro patas a fazer as necessidades dele em um local separado especificamente para isso, na qual a limpeza seja mais fácil e não fique mau cheiro. Isso vai evitar dores de cabeça. Sendo assim, antes de tudo, confira o blog post Pegbag® sobre o assunto clicando aqui. Lá você vai aprender passo a passo como ensiná-lo essa tarefa. 

No entanto, se você está com esse problema em sua residência, chegou a hora de aprender a resolvê-lo!

Um ponto importante é que a urina dos nossos cães contém uma alta concentração de ureia e microorganismos maléficos que podem liberar amônia e toxinas. Quando essas substâncias evaporam, podem causar mal estar e efeitos colaterais no nosso organismo. Por isso, quanto mais rápido for feita a limpeza, mais você evita esses malefícios e mais fácil será de tirar o cheiro. 

O primeiro passo é retirar o xixi de onde ele estiver e, para isso, use um pano. Lembre-se, não recomendamos que utilize este objeto para outras atividades na casa. Por isso, use panos específicos para limpeza das necessidades do seu amiguinho. Retire todo o líquido dali e, se necessário, passe o pano mais de uma vez, enxaguando a cada novo uso.

Feito isso, ensinaremos quatro técnicas que podem ser usadas na limpeza. Começando da mais simples até a mais eficaz. 

A primeira delas é simplesmente esfregar um pano molhado com detergente neutro no local. Se o piso for poroso é recomendado utilizar uma vassoura, esponja ou escova, para melhor remoção das partículas. Feito isso, enxágue o pano e passe-o novamente, desta vez apenas com água, para retirada do sabão. Pronto, primeiro método aplicado.

A segunda técnica conta com um ingrediente especial, o famoso sal de cozinha. Sendo assim, espalhe uma fina camada desse material pela área com mau odor, esfregue com auxílio de uma vassoura e deixe agir por cerca de vinte minutos. Depois disso basta fazer a lavagem com água e detergente neutro para retirar o sal e finalizar a limpeza. 

A terceira técnica consiste no mesmo processo da anterior. Porém, trocaremos o sal pelo vinagre branco e deixaremos essa substância agir por cerca de 25 minutos, no local. Para concluir, faça a lavagem da área com água e detergente neutro e prontinho!

Já a quarta técnica, um pouco mais agressiva, você precisará misturar dois copos de vinagre branco, dois copos de água morna e quatro colheres de bicarbonato. Feita a mistura é só aplicar na área com mau odor e deixar agir por 20 minutos. Após a espera, retire o líquido com água e detergente neutro e seque o local. 

Outra alternativa pode ser investir em produtos próprios para a limpeza de urina de cachorro e, fique tranquilo, pois também existem bons produtos para isso.

Por fim, você pode utilizar um desinfetante de sua preferência no local, após terminar de utilizar qualquer uma das técnicas apresentadas acima. Ele pode dar um toque final na limpeza, deixando o ambiente bem cheiroso. Lembre-se de variar as técnicas se usadas em um mesmo local mais de uma vez. Isso costuma apresentar bons resultados a longo prazo.

Esse blog post foi útil para você? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

11 Curiosidades sobre as patas dos cães

Natação para cachorros: conheça os benefícios da prática

07 Maneiras de seu cachorro se comunicar com você

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?