Truques para tornar seu amiguinho mais seguro e autônomo

Se você, assim como a maioria das pessoas, não consegue prestigiar a companhia do seu cãozinho em tempo integral, fique tranquilo que com a aplicação de alguns truques você pode tornar seu pet mais independente. Essa autonomia evita tristeza, frustração e possíveis quadros de ansiedade. 

Vem com a gente, pois vamos te mostrar quais são as dicas e como você pode colocá-las em prática!

  1. Se possível, comece cedo

Nosso primeiro conselho é começar o quanto antes. Se seu cachorro ainda é um filhote, melhor será o processo de adaptação dele aos seguintes truques que lhe ensinaremos. 

Além de cães mais novos possuírem uma facilidade maior com novos ensinamentos, cachorros mais velhos já possuem costumes e manias bem desenvolvidos em sua personalidade que podem dificultar o processo. 

  1. Crie uma rotina com regras

A realidade é que nós, humanos, possuímos regras para manter o convívio em sociedade e até conosco mesmos em harmonia. Nesse sentido, não deve ser diferente para nossos amiguinhos, afinal, impor limites e estabelecer horários para eventos do dia a dia vai ensiná-lo a esperar, aprendendo a lidar com a ansiedade e, mostrá-lo que está sendo tratado como adulto. Por mais que não percebamos, nossos amiguinhos sabem quando estamos infantilizando-os. 

Portanto, estabeleça hora de alimentar, passear, brincar e qualquer outro evento que faça parte da rotina dele.

  1. Não exagere em despedidas

Se toda despedida antes de você sair de casa, sem ele, se tornar um evento melancólico, ele acabará associando a hora de ficar sozinho como algo ruim e, não queremos isso. O ideal é agir com naturalidade e mostrar que aquele momento faz parte do cotidiano de vocês dois. Dessa forma, ele conseguirá ser mais independente e entender que está tudo bem em ficar sem você por perto e não há tristeza nisso.

Também vale para quando você chegar em casa. Pois se ao chegar você faz festa, estará estimulando o mesmo comportamento negativo dito anteriormente. Ao chegar, não dê muita “bola” pra ele. Espere um pouco e comece a festança. Dessa forma, você evita criar uma ansiedade em relação a sua chegada.

  1. Leve-o para passear diariamente

As caminhadas trazem diversos benefícios para os nossos amigos de quatro patas, como melhorar seu condicionamento físico, fazer suas necessidades, gastar energia, aumentar a vitamina D em seu organismo, entre diversos outros, clique aqui para conferir todos eles. 

No entanto, existe um que não é muito falado e, é exatamente sobre o que se trata este blog post: tornar seu cãozinho mais independente. Isso porque, ao sair de casa ele estará utilizando seus sentidos e seu instinto de forma independente, socializando com o mundo exterior sozinho. É nesse momento que ele irá desenvolver amigos e perceber que não precisa apenas do seu humano para brincar e ter companhia. 

  1. Cuide da ansiedade que ele sente

Não somos só nós, humanos, que estamos cada vez mais ansiosos. Nosso próprio ritmo acelerado e as novas tecnologias acabam tornando nossos animais domésticos vítimas da ansiedade, também. Por isso, é fundamental que você tenha cuidado com sinais de ansiedade que seu amiguinho pode dar e utilize alguns truques como profilaxia para essa enfermidade. 

Enriquecer o ambiente com brinquedos e realizar brincadeiras com ele em algum momento do dia são algumas das dicas que damos para amenizar a ansiedade de seu cãozinho. Caso queira ler nossa matéria completa, com todos os truques, sobre o assunto, clique aqui.

Assim, estando menos ansioso ele lidará melhor com a própria companhia e com a falta de seus tutores, principalmente se estiver distraído e não lembrar que você não está em casa. Ele precisa saber se divertir sozinho também.

  1. Cuidados excessivos geram dependência

Por mais fofos e bonitinhos que nossos pets possam ser, exagerar no carinho e na proteção pode desenvolver certa dependência neles. Portanto, evite ser superprotetor e mimá-lo demais, essas são atitudes que não transmitem segurança e tornam nossos pets cada vez mais dependentes. 

Lembre-se, você não poderá estar ao lado dele 24 horas por dia e, por isso, deve enfatizar comportamentos que o tornem mais autoconfiante e seguro de si.

Alguma destas dicas foi útil para você? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

Os cães crescem até que idade?

06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão

Depressão canina: saiba como identificar e agir”

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?