Dicas práticas para seu cão aprender a fazer xixi e coco na rua

Você sabia que pode ser muita vantagem se seu amiguinho de quatro patas conseguir fazer as necessidades dele fora de casa também? Em nosso último Blog Post trouxemos os porquês disso e, para relembrar, resumimos eles em tópicos, confira:

  • Evitar o contágio e a transmissão de doenças que podem estar nas fezes dos cachorros;
  • Manter a casa a curto, médio e longo prazo mais limpa e higienizada;
  • Evitar grande fadiga com limpeza e uso de produtos que podem ser tóxicos para aqueles que vivem no lar;
  • Permitir que seu cãozinho socialize com o mundo exterior, desenvolvendo seu instinto animal, seus sentidos e percepções;

Bom, agora que você já está com a cabeça fresca de porque deve ensinar seu amiguinho a fazer cocô fora de casa, podemos começar. Vale lembrar que é fundamental possuir um banheiro para uso do cachorro dentro de casa, caso ele precise se aliviar e não possa passear naquele momento.

O primeiro truque é analisar quais horários seu cachorro costuma utilizar o banheiro dele que fica dentro de casa. Geralmente o banheiro que ele usa desde que era filhote ou que foi adotado. O mais comum é que esses animais façam suas necessidades depois de terminarem uma refeição, entre 15 a 30 minutos após. Por isso, essa pode ser a melhor hora para dar um passeio com seu pet.

Lembre-se que quanto mais passeios você tiver a oportunidade de dar com ele, mais fácil será o processo, já que ele terá mais chances de se aliviar fora de casa e, dessa forma, mais dos benefícios citados no começo desta matéria você irá usufruir. São recomendados de três a seis passeios, sendo necessário começar com seis e, caso necessário, diminuir ao longo das semanas. 

A segunda dica é o nosso famoso reforço positivo que costuma ser uma das melhores formas de ensinar nossos queridos cães. Após ele realizar suas necessidades fora de casa você recompense-o pela atitude já esperada por meio de petiscos, carinhos e muita festa, mesmo estando na rua… Com o tempo ele vai entender que aquilo é uma boa prática e vai realizá-la com tranquilidade. 

O terceiro truque é colocar um jornal próximo a uma árvore ou ao local na qual você deseja que ele realize suas necessidades fora de casa. Isso vai funcionar caso ele já associe o jornal ao ato de fazer xixi ou coco e, pode ser muito efetivo!

A quarta dica é escolher locais mais agradáveis no começo, para que ele se sinta mais à vontade para realizar suas necessidades. Com o tempo, ele vai perder a timidez e se sentir mais livre. Lembre-se de evitar deixá-lo apreensivo, tocá-lo ou conversar com ele no momento.

O quinto truque é pra você. Não se estresse ou fique chateado caso ele demore para se aliviar fora de casa. Isso é um processo e embora na nossa cabeça não pareça difícil, para eles pode ser. Então vá com calma e paciência. Afinal, nossos bichinhos merecem todo amor do mundo.

Por fim, não se esqueça de levar pelo menos dois Petbags® com vocês para o passeio/caminhada. Somente assim é possível recolher as fezes do seu cachorro de forma correta e ecológica. Desse jeito, você contribui com toda a sociedade à sua volta e com o meio ambiente. Imagine se outras pessoas deixam o cocô de seus cachorros à deriva, sujando a cidade e prontos para contaminarem você e seu amiguinho… Bom, você não quer ser esse indivíduo, certo?

Esse blog post foi útil para você? Seu cãozinho já está habituado a fazer as necessidades dele fora de casa? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Leia também:

Por que seu cachorro deve fazer as necessidades fora de casa? Entenda!

03 Receitas saborosas e caseiras de petiscos para o seu cachorro

10 Raças de cachorros indicadas para quem mora em apartamento

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?