Entenda o que é e qual a proposta do adestramento canino neste post blog

Você sabia que existe escola para cães? Sim, não é exatamente como a dos humanos e eles não precisam aprender matemática, mas a proposta é parecida e se chama adestramento. Basicamente, adestrar é ensinar e disciplinar um cão por meio de treinos constantes, com a finalidade de educá-lo para viver com maior qualidade de vida, de forma mais harmoniosa com o mundo ao seu redor.

Para completar, o adestramento vai além de ensinar comandos, como deitar, rolar, sentar e outros, esse treino também busca instruir como o animal deve se portar perante as situações cotidianas, onde deve realizar suas necessidades e bons hábitos que podem fazer toda a diferença. Inclusive, para entender como ensinar seu cãozinho o local adequado para se aliviar, clique aqui.

Se você está se perguntando como realizar esse adestramento, fique tranquilo que vamos responder agora. Essa educação para cães pode ser feita tanto por especialistas, adestradores, como pode ser feita por conta própria do tutor. Embora não ensinaremos como adestrar seu amiguinho neste blog post, convidamos você a acompanhar as próximas matérias do Blog Petbag® que trarão passo a passo para fazer isso. 

Vale ressaltar que não existe hora ou idade certa para adestrar seu amiguinho, mas recomendamos que faça isso o quanto antes. Cães filhotes podem ser bem mais receptivos ao adestramento, pois ainda não desenvolveram muitos hábitos inadequados. No entanto, cães adultos podem e devem ser adestrados, justamente para amenizar e até corrigir esses maus hábitos desenvolvidos ao longo do tempo.

Benefícios do Adestramento

Os benefícios do adestramento são os mais diversos e para te mostrá-los de forma intuitiva organizamos uma lista, confira:

  • Tornar o cachorro mais disciplinado e melhorar sua conduta no dia a dia;
  • Evitar que o animal desenvolva ansiedade e depressão, já que o adestramento estimula a atividade cerebral e o raciocínio constante;
  • Melhorar o condicionamento físico do pet por meio do treinamento;
  • Ensinar o que são limites, quais são os limites na vida do animal e porque ele não deve ultrapassá-los;
  • Melhorar sua comunicação com pet a medida em que ele fica mais atento ao que é falado com ele e, consequentemente, desenvolver positivamente o relacionamento de vocês;
  • Desfrutar de passeios, caminhadas e viagens mais tranquilas, afinal seu pet possuirá uma conduta melhor;
  • Seu amiguinho se tornará mais sociável e saberá se comportar melhor perto de outros pets e/ou humanos;
  • Você terá menos momentos de estresse com desobediências e travessuras do seu cãozinho;
  • Menor quantidade de problemas com vizinhos, já que o animal para de cultivar hábitos ruins, como latir excessivamente;
  • Maior qualidade de vida e bem-estar para você e para seu pet.

Esse blog post foi útil para você? Seu cãozinho já está habituado a fazer as necessidades dele fora de casa? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Leia também:

Por que seu cachorro deve fazer as necessidades fora de casa? Entenda!

Como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades fora de casa

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do piso de casa? Aprenda!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?