05 Dicas para amenizar os problemas que seu cão tem em relação aos automóveis.
Lembra quando seu cão chegou à sua casa? Foi necessário apresentá-la a ele, certo? Da mesma forma, é preciso apresentar, aos poucos, o carro para seu amiguinho. Por isso, se ele tem medo de andar de carro ou passa mal durante a atividade, podemos te ajudar com isso. Isso porque, o mal-estar que ele adquire durante a viagem, pode ser consequência da instabilidade emocional.
Vem com a gente para conferir as melhores dicas!
1- Adapte-o ao veículo
É desejo de muitos tutores andar de carro com seu cãozinho ao lado. No entanto, é preciso associar, gradativamente, a atividade a algo positivo e divertido. Por isso, tente:
- Fazer festa e/ou oferecer petiscos próximos ao veículo e até direcionando o animal para dentro do carro;
- Em um momento posterior, repetir o processo do tópico acima, mas, desta vez, inserindo o animal no veículo;
- Colocá-lo dentro, primeiramente, com o veículo parado e continuar acariciando e entregando petiscos;
- Retirá-lo do carro e, logo após, inseri-lo algumas vezes, para banalizar a situação e amenizar o medo;
- Após sentir que o animal está tranquilo e confortável dentro do carro, experimente ligar o motor e sentir as emoções dele;
- Depois de acostumá-lo ao veículo com motor ligado, experimente dar uma volta no quarteirão, em baixa velocidade e, retornar para casa.
Muitos cães passam mal em função do medo que sentem. Por meio da adaptação demonstrada, é possível acostumá-los à emoção que envolve estar inserido e passear em um veículo, diminuindo o mal-estar.
2- Tente o processo de adaptação após um passeio/caminhada
Com seu amiguinho cansado, o estresse, a ansiedade e a energia dele estarão drenados. Sendo assim, será bem mais fácil que ele se acostume ao veículo e a locomoção dentro dele.
3- Contracondicionamento
Existem alguns fatores que potencializam o medo do seu cão de andar de carro. Por isso, repare quais são os gatilhos de medo que o carro dispara no seu cão. Dessa forma, banalize esses gatilhos por meio da repetição. Por exemplo, se o ato de abrir a porta o deixa com medo, abre e feche a porta repetidamente, perto dele. Assim, você ensina que não há perigo algum e, quando ele se acalmar, entregue um petisco e acaricie-o.
4- Leve-o para passear
A maioria das vezes, os cães são transportados em veículos para serem levados ao veterinário. Dessa forma, seu amiguinho associa o carro a tomar agulhada e/ou ser manipulado. Pensando nisso, recomendamos que, após a aplicação de todas as vacinas e vermifugação adequada, leve-o, de carro, para um passeio/caminhada. Evite trajetos muito longos e dirija em baixa velocidade. Com certeza, assim, seu cão vai ter uma ideia bem melhor da utilidade do seu carro.
5- Tenha paciência e persistência
Não desista. Pode ser difícil tratar esse medo do seu cãozinho, mas logo terá resultados utilizando as técnicas. Tenha paciência e lembre-se que você também precisou se adaptar a todas as situações que te geravam estranhamento.
Seu cãozinho tem problemas em relação ao carro? Essas dicas foram úteis para você? Não deixe de compartilhar nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão”