Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com maiores níveis de ansiedade na população. E porque estamos falando disso? Porque se você pensa que só humanos sofrem de ansiedade está enganado. De acordo com uma pesquisa realizada pela universidade de Helsinque, na Finlândia, os cães também podem sofrer de ansiedade, estresse e até fobias. Por isso, no país com maior índice de humanos ansiosos e, sabendo que nossos amiguinhos também podem desenvolver esse transtorno, é necessário entender como evitar essa enfermidade nos nossos pets.
Por isso, nesta matéria vamos te apresentar seis medidas práticas para aplicar no dia a dia do seu cãozinho, a fim de evitar a ansiedade na vida dele ou amenizar a doença.
- Realize passeios e caminhadas diariamente
A primeira dica e, com certeza, uma das mais importantes, é a essencial caminhada diária. Por mais que já tenhamos tratado diversas vezes desse assunto no blog, é fundamental “bater na tecla” de uma atividade que é capaz de trazer tantos benefícios para a saúde e bem estar do seu pet, além de reduzir e evitar a ansiedade. É durante essa prática que seu animal de estimação irá socializar, desenvolver seus sentidos e instinto natural, realizar as necessidades de forma adequada, se exercitar, gastar energia, entre outros proveitos.
Caso deseje entender melhor os benefícios dos passeios diários com seu pet, clique aqui para conferir nossa matéria completa sobre o tema.
E, não se esqueça, para uma caminhada consciente com responsabilidade ecológica e social, leve Petbag® e aproveite o passeio!
- Torne o ambiente interativo e estimulante
Enriquecer o ambiente que o cãozinho passa a maior parte do tempo, principalmente o tempo sozinho, evita que ele fique entediado e haja brecha para o desenvolvimento de sentimentos como tristeza, solidão e, consequentemente, transtornos como depressão e ansiedade. Esse ambiente interativo e estimulante pode ser construído com brinquedos, cordas e outros objetos que vão manter seu amiguinho ocupado e oferecer diversão a ele.
- Faça brincadeiras das quais ele gosta
Uma das melhores partes de ser tutor de um cachorro é a diversão que podemos ter junto a eles. Portanto, quando puder, realize brincadeiras e analise o quão saudável eles podem ser para o bem estar dele, além de fortalecerem a relação de vocês.
Se está com dificuldade e não sabe por onde começar, leia nosso artigo sobre brincadeiras simples e práticas que você pode começar a fazer hoje com seu amiguinho de quatro patas, é só clicar aqui.
- Separe um momento do seu dia somente para o pet
Embora o último tópico tenha sido em síntese sobre isso, separar um momento do dia para ficar com seu cachorro, além das caminhadas, é primordial para o combate à ansiedade canina. Cães precisam de atenção e sentem muita falta quando isso não é oferecido de forma adequada à eles. Brincadeiras são uma ótima opção, mas lembre-se, é uma ocasião para conhecimento mútuo, ou seja, hora de fortalecer e desenvolver a relação entre vocês dois, aproveite.
- Desenvolva uma rotina para o cãozinho
Ter uma rotina para nós, humanos, é algo comum e nos ajuda a nortear o dia a dia. No entanto, por mais inusitado que pareça, adequar o cotidiano de nossos cães a uma rotina, pode ser uma ótima opção para diminuir a ansiedade e o estresse e aumentar a qualidade de vida deles. E, não, não é nada difícil. Basta estabelecer horários e praticá-los periodicamente. Se colocar em prática as dicas que já te demos até este momento, já é possível esquematizar a rotina do seu amiguinho, como por exemplo, horário para alimentação, brincadeiras, caminhadas, passeios, acordar e dormir.
- Evite deixá-lo sozinho por muito tempo
Como já apontamos, os pets carecem de atenção, afinal são parte de nossa família. Sendo assim, evite deixá-lo muito tempo sozinho em casa. Passar tempos exagerados sem companhia pode ser uma das formas de desenvolver a ansiedade nos cães. E, por mais que eles também precisem de um período a sós, evite que sejam longos e constantes.
- Caso precise, recorrer a um médico veterinário
Por fim, mas não menos importante, procure um especialista caso necessário.
Já conhecia algum desses truques? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“Os cães crescem até que idade?”
5 Responses
[…] “06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão” […]
[…] “06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão” […]
[…] “06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão” […]
[…] 06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão […]
[…] “06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão” […]