Entenda como solucionar contratempos e tornar a caminhada de vocês bem melhor!
Um dos melhores momentos que você pode ter com seu animal de estimação são os passeios e caminhadas. No entanto, como qualquer outra situação, problemas inesperados podem surgir. Neste post, vamos tratar de hábitos negativos durante a atividade física que seu pet pode ter adquirido e, como amenizar e solucioná-los. Vem com a gente para conferir essas dicas!
1- Puxar excessivamente a guia
Um dos hábitos negativos mais comuns dos cães durante os passeios é puxar a guia/coleira excessivamente. Se o seu cão apresenta esse comportamento, não se preocupe, vamos te ajudar com isso.
Vale ressaltar que puxar a coleira pode causar diversos malefícios para a saúde dele. O pescoço dos cães e gatos é uma região extremamente sensível, onde se encontram terminações nervosas, veias, artérias e glândulas. Estar constantemente pressionando essa região pode gerar malefícios para a estrutura óssea do pet e suas terminações nervosas. O que pode ocasionar problemas neurológicos, hormonais e respiratórios.
As causas mais comuns dessa mania durante as caminhadas são o seu pet não enxergar o tutor como o líder, estar demasiadamente ansioso para explorar novos ares ou até mesmo entender ser puxado pelo pescoço como parte da atividade.
Dessa forma, é necessário corrigir esse mal comportamento. Para isso, é preciso demonstrar quem está no comando, o tutor. E, também, que caso não haja uma boa conduta por parte do pet, não haverá passeio.
Por isso, se antes de sair de casa, perceber que seu amiguinho está mais agitado que o normal, espere até que ele se acalme para dar prosseguimento a atividade.
Além disso, sempre que seu cão puxar a guia, pare de caminhar. Aviso: provavelmente, ele continuará puxando, mas permaneça parado em seu lugar. Evite afrontá-lo, apenas interrompa a atividade. No momento em que ele afrouxar a guia e, aparentemente, perceber o erro, retorne a andar com ele. Repita esse processo até que ele compreenda o que está fazendo de errado e pare de puxar excessivamente a guia.
Petbag® possui um blog post completo para te ensinar, de forma definitiva, a acabar com os puxões abundantes da guia, realizados pelo seu pet. Para ler a matéria, basta clicar aqui.
2- Latir excessivamente para pessoas, objetos e outros animais
Não é nada agradável se deparar com um pet latindo durante uma caminhada, principalmente se você é tutor do pet. Por isso, esse comportamento precisa ser corrigido, até para melhorar o processo de socialização do seu amiguinho. E por falar em socialização, se seu pet já possui o hábito de caminhar, todos os dias, latir em demasia, não deve ser um problema para ele. Por isso, não deixe de garantir os passeios diários do seu amiguinho. Assim, você já elimina hábitos negativos de “tabela”!
Latidos exagerados são características de cães mais agitados. Por isso, recomendamos que também leia nosso blog post sobre métodos para diminuição da ansiedade do seu amiguinho, clicando aqui. Esta matéria pode te ajudar, muito.
A ideia principal para amenizar os latidos é dar início ao processo de socialização aos poucos. Ressaltando que é importante auxiliar seu cão com sintomas de ansiedade e agitação excessiva dentro e fora de casa. No começo, leve-o para passear em locais mais tranquilos, vazios e silenciosos e, aos poucos, vá estabelecendo novas rotas. Dê tempo ao tempo e tenha bastante paciência. Não existe receita de bolo, pois o desenvolvimento de cada pet é individual. Mas garantimos que aos poucos, a situação melhorará.
3-Comportamentos agressivos durante o passeio
Cães que não foram acostumados a passear, podem apresentar certa agressividade durante as caminhadas. Isso ocorre por uma dessensibilidade e despreparo ao mundo exterior, ou seja, seu animal não sabe como reagir e/ou diferenciar o que é perigo ou não.
Dessa forma, o mesmo processo de socialização aplicado no item anterior pode ser uma forma de solução para este comportamento indesejado também. No entanto, sugerimos que você tente incrementar o adestramento na rotina do seu animal. Entender, aprender e praticar comandos, é fundamental para tornar seu pet mais obediente e respeitoso. E, caso ele apresente comportamento violento fora de casa, será possível usar aquilo que foi ensinado durante o adestramento para controlá-lo.
Abaixo estão listados todos as nossas matérias da sequência sobre adestramento. Para conferir cada um dos posts, basta clicar!
O que é o adestramento canino e quais os benefícios?
Adestramento Canino Petbag®: sentar e deitar.
Adestramento Canino Petbag®: aperto de mão e reverência.
Adestramento Canino Petbag®: girar e rolar.
De forma geral, sempre que seu animal de estimação apresentar uma boa conduta durante um passeio, recompense-o ao chegar em casa. Essa gratificação pode ser feita com um petisco, muito carinho ou os dois juntos! Dessa forma, você estará estimulando que ele repita esse comportamento no próximo passeio.
Além disso, brincadeiras, estímulos e o próprio adestramento, que podem ser realizados dentro de casa, contribuem muito com a qualidade do seu passeio com o pet.
Sem falar que gatos também podem aprender a passear fora de casa. Isso depende do processo de socialização que você, tutor, irá instaurar no aprendizado do animalzinho. Recomendamos a utilização de uma coleira do tipo peitoral, que seu gato fique confortável em utilizá-la.
Lembre-se, sempre, de levar Petbag® para suas caminhadas e passeios ao lado do seu pet. Petbag® é a forma mais prática, ecológica e eficaz de limpar os dejetos do seu animal de estimação. Com ele, você não gera malefícios para a sociedade e para o meio ambiente. Troque o eca pelo eco!
Seu pet apresenta ou já apresentou algum comportamento negativo durante os passeios? Essa matéria foi útil para você? Não deixe de compartilhar nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão