Entenda melhor a forma ideal de alimentar seu cão e quantas vezes fazer isso durante o dia.

Tempo de leitura: 4 Minutos

Muito se fala a respeito das múltiplas formas de dieta que um humano pode adotar para atingir estilos de vida saudáveis. No entanto, você sabe quantas vezes seu animal deve comer ao longo do dia? É incomum encontrar discussões sobre esse questionamento. Mas, fique tranquilo, PetbagⓇ vai te explicar a melhor forma de ofertar as refeições para seu pet no período em questão. Vem com a gente!

Para começo de conversa, existe sim uma quantidade acertada de refeições que você deve oferecer para seu filho de quatro patas no dia. Porém, esse número de vezes vai variar ao longo da vida do cão, de acordo com a fase de desenvolvimento em que ele se encontra.

E por que devemos seguir as recomendações de quantia de refeições oferecidas ao pet por dia?

O primeiro dos motivos é evitar que insetos e outros animais, como ratos e pombos, entrem em contato com a ração. Isso porque, deixar a ração no comedouro por um longo período pode ser um ótimo atrativo para esses seres vivos.

A segunda razão para inserir um número específico de refeições no cotidiano do seu cão é: facilitar o monitoramento da alimentação dele. Ao deixar a ração no comedouro durante todo o dia, mesmo que com a quantidade ideal, impede que você saiba, com maior precisão, o horário em que o animal comeu, qual a quantidade ingerida e, consequentemente, se estava com mais ou menos apetite. Ter uma ideia mais clara dessas informações pode te auxiliar a supervisionar a saúde dele, evitando possíveis quadros de doença.

O terceiro motivo é evitar os riscos que apenas uma refeição por dia pode causar no seu cão. Assim, entregar a porção de ração uma vez ao dia para seu amiguinho, embora comum em alguns lares, pode ser perigoso. Principalmente em filhotes, favorece casos de hipoglicemia, pois compromete a manutenção da taxa de glicose no sangue do animal durante o dia. Dentre os sintomas dessa enfermidade estão: apatia, letargia e até convulsões. Sem falar que alimentar o cachorro apenas uma vez ao dia, faz com que ele fique com muita fome e faça a ingestão do alimento de forma extremante rápida.

E, por último, mas não menos importante, uma quantidade de refeições adequada auxilia na prevenção da obesidade canina. Aliás, mencionando essa doença, é possível evitá-la por meio do combate ao sedentarismo também. Deseja entender melhor? Clique aqui!

Direto ao ponto: essas são as quantidades de refeições que seu cão deve fazer ao longo da vida:

  • Filhotes de 2 a 4 meses de idade: 4 a 6 vezes ao longo do dia.
  • Filhotes de 4 a 8 meses de idade: 3 vezes ao longo do dia.
  • Cães saudáveis a partir de 8 meses: 2 vezes ao longo do dia.

Agora só falta entender qual a porção de ração que deve ofertar ao seu cãozinho durante essas refeições. Por isso, clique aqui para conferir nosso blog post que irá te esclarecer o assunto!

Aprendeu mais sobre a maneira adequada de alimentar seu cão? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Compartilhe nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

“O que é o adestramento canino e quais os benefícios?”

“Adestramento Canino Petbag®: aperto de mão e reverência”

“03 Receitas saborosas e caseiras de petiscos para o seu cachorro”

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?