Saiba qual a quantidade ideal de ração que você deve servir para seu pet.
A alimentação é uma das principais formas de oferecer qualidade de vida e bem-estar para seu pet. Como afirma o autor Alan Levinovitz: “Você é o que você come”. Mas, você já parou para pensar que não basta somente oferecer o alimento ideal? Caso as quantidades sejam inadequadas, a eficiência do alimento pode ser influenciada. Afinal, um filhote, em fase de crescimento, não deve se alimentar da mesma quantia que um cachorro adulto. Por isso, nesta matéria vamos te apresentar a quantidade correta de ração para seu cachorro.
O primeiro passo para descobrir a quantidade ideal de ração para seu cãozinho é avaliar o peso, porte e faixa etária do pet. Por isso, adeque a ração que você compra a esses fatores. A escolha do produto ideal já faz uma grande diferença.
Depois de adquirir a ração adequada para o seu cão, leia toda a embalagem e consulte a quantidade que o produtor recomenda para consumo do animal. Novamente, atente-se aos fatores peso, porte e faixa etária, pois essas porções podem variar nas informações da própria embalagem.
Vale lembrar que é recomendado consultar um veterinário, especializado em nutrição, para adquirir o produto e a quantidade de forma mais assertiva. Um checkup do seu animal direcionará o profissional para descobrir as necessidades particulares do pet. Consequentemente, será possível propor soluções para melhoria da saúde do animal, por meio, em especial, da alimentação.
No entanto, para te auxiliar a ter noções mais aproximadas da quantidade ideal, confira abaixo as métricas de acordo com as características do seu amiguinho de quatro patas.
Vale lembrar que a alimentação por ração começa logo após os filhotes desmamarem.
Cães de 2 a 3 meses, Cães adultos de porte miniatura (1kg a 4kg)
Para cães com essas características é recomendado ofertar entre 150 e 200 gramas (o que significa aproximadamente 1 e 1,5 xícara) de ração macia ou amolecida para o período de um dia.
Cães de 4 a 5 meses, Cães adultos de pequeno porte (4kg a 7kg)
Para cães com essas características servir 250 gramas de ração, dividida em 3 refeições durante o dia.
Cães de 5 a 8 meses de vida, Cães adultos de médio porte (7kg a 10kg)
Para cães com essas características servir 300 gramas de ração, dividida em 2 refeições durante o dia.
Cães com 8 meses de vida, Cães adultos de grande porte (10kg a 12,5kg)
Para cães com essas características servir de 300 a 400 gramas de ração, dividida em 2 refeições durante o dia.
Cães adultos de grande gigante (12,5kg a 15kg)
Para cães com essas características servir de 420 a 650 gramas de ração, dividida em 2 refeições durante o dia.
Obs.: uma xícara (chá) equivale a 160 gramas de ração.
Petbag® responde: dúvidas frequentes sobre o assunto!
Quanto melhor a qualidade da ração, menor a porção que o cão precisa se alimentar?
Se quando falamos de qualidade, estamos nos referindo a digestibilidade do produto, sim, seu animal não precisará ingerir uma quantidade tão grande do alimento quanto outro com menor digestibilidade. Sem falar que rações com maior digestibilidade, diminuem o conteúdo fecal do pet. No entanto, não confunda com a preferência do seu pet, pois isso terá mais relação com o sabor.
Cãozinho acima do peso, devo diminuir a quantidade de comida?
De forma alguma altere a quantidade de ração que seu animal, normalmente, se alimenta antes de consultar um veterinário. Diminuir a quantidade, buscando uma perda de peso, pode ter um efeito negativo e provocar desnutrição do pet. No mercado, existem rações próprias para perda de peso. No entanto, consulte um profissional para obter as melhores providências de acordo com as características do seu cachorro.
Gostou de entender melhor sobre a quantidade ideal de ração que você deve ofertar para o seu pet? Não deixe de compartilhar nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também: