Pode parecer obvio, mas limpar as fezes de nossos pets é muito mais importante do que podemos imaginar. Além do cheiro e da consistência serem desagradáveis, os dejetos de nossos bichinhos podem trazer outros malefícios para nós e para o meio ambiente. Vale lembrar que eles não usam vasos sanitários como nós, o descarte do cocô deles é responsabilidade nossa. Por isso, confira nessa postagem as quatro razões que a equipe Petbag® separou para te deixar mais informado sobre o assunto.
- Limpeza
Todo mundo que mora com um pet sabe que é preciso limpar as fezes deles periodicamente. Dessa forma a casa fica limpinha e evitamos que micro-organismos proliferem e contaminem o lar. Fora de casa deve ser da mesma forma. É nosso papel como cidadãos contribuir para que nossas cidades, bairros, ruas e condomínios permaneçam limpos. É um erro atribuirmos esse papel somente ao Estado. Além disso, não é nada educado com os outros deixar espaços comunitários sujos quando a sujeira é nossa. Fora que você não vai querer arrumar confusão com seus vizinhos por uma coisa dessas. Por isso, quando estamos caminhando com nossos bichinhos é importantíssimo recolher e descartar corretamente as fezes deles. Dica de amigo!
- Podem transmitir doenças
Se vir um cocô que não foi recolhido nas ruas de nossa cidade nos traz um incomodo, imagine pisar em um sem querer. É terrível aos olhos, mas pode ser pior ainda se pensar nos milhares de micro-organismos que estão ali, inclusive transmissores de doenças. Algumas das enfermidades que podem ser transmitidas pelas fezes dos animais são bicho geográfico (Larva Migrans Cutânea), Salmonella (Salmonelose) e Lombriga (Ascaridíase/Ascaris lumbricoides). Essas doenças podem tanto nos contaminar quanto contaminar nossos animaizinhos e até os coletores de lixo. Os sintomas em homens e mulheres vão de coceiras, inchaços, febre e dores de cabeça até anemia, problemas respiratórios e, em certas situações, comprometimentos cerebrais. Nós animais os sintomas podem ser: diarreia, vômito, anemia, febre e, em casos mais graves, levar ao óbito. Para ler mais sobre três doenças transmitidas pelas fezes dos cachorros clique aqui.
- Ajudam a entupir córregos e bueiros
Os malefícios causados pelo modo e o pelo material usados para o recolhimento dos dejetos dos animais devem receber a mesma atenção que os malefícios causados pelas próprias fezes, pois também fazem parte do processo. Sendo assim, não podemos esquecer as sacolinhas plásticas, que são um dos métodos mais usados para recolhimento dos dejetos de animais em uma caminhada, por exemplo. O grande problema é que essas sacolinhas fazem um mal terrível para nosso meio ambiente. Começando no fato de que podem levar cerca de 400 anos para se decomporem e chegando ao fato de que quando mal descartadas ou sob efeito das chuvas, podem se acumular e entupir córregos e bueiros.
- Qualidade de vida do pet
Para nós é extremamente desagradável presenciar um ambiente com fezes de animais que não foram devidamente recolhidas, tanto pela sujeira quando pelo mau cheiro. Para nossos pets é ruim da mesma forma, já que eles também veem, sentem cheiros e merecem estar em um ambiente limpinho e agradável. Os animais merecem a melhor qualidade de vida que nós, tutores, pudermos dar. Valorize isso!
Esse texto conseguiu te alertar sobre a importância de recolher as fezes de seu animal de estimação corretamente? Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
2 Responses
[…] “04 razões para limpar os dejetos de seu animalzinho” […]
[…] “04 razões para limpar os dejetos de seu animalzinho” […]