Neste post blog, iremos conferir o método mais fácil para ensinar seu cãozinho a dar a pata e fazer reverência. Ambos os aprendizados fazem parte de um conjunto de treinos chamado “adestramento”, que visa desenvolver a disciplina no animal. Caso você não esteja acompanhando nossa série de matérias sobre o tema, não se esqueça de também ler os últimos dois blog posts lançados no Blog Petbag® ou acessá-los no final desta matéria, na área de recomendações.

Antes de começar, vamos apenas relembrar as principais vantagens do adestramento para nortear o aprendizado que virá em seguida. Confira:

  • Maior qualidade de vida e bem-estar para você e para seu pet;
  • Melhorar o condicionamento físico do animal e desenvolver disciplina;
  • Evitar que o animal desenvolva ansiedade e depressão, já que o adestramento estimula a atividade cerebral e o raciocínio constante;
  • Desfrutar de passeios, caminhadas e viagens mais tranquilas, afinal seu pet possuirá uma conduta melhor;

Após estarmos cientes dos benefícios do adestramento, podemos praticá-lo. 

Aperto de Mão

O aperto de mão é um ótimo truque para impressionar seus familiares ou aquela visita que ainda não conhece seu amiguinho de quatro patas. Por isso, confira abaixo como é simples ensinar seu cachorro a realizar este comando. 

Vamos utilizar o reforço positivo, ou seja, guloseimas que seu amiguinho adora. Portanto, tenha em mãos um petisco que chame a atenção dele, feche a mão com o petisco e se aproxime do animal. Posicione sua mão um pouco abaixo do pescoço do cão. Agora seu amiguinho vai buscar um jeito de adquirir o petisco e, no momento em que ele usar uma das patas para isso, repita “sim”(ou outro comando afirmativo de sua preferência) e entregue o petisco.

Repita essa etapa até que o cachorro ofereça a pata rapidamente em troca do petisco. Dessa forma, saberemos que ele captou a ideia principal do comando. Para sofisticar, ofereça sua mão sem petisco e veja se ele retribui com a pata. Caso isso aconteça, dê o petisco em troca. Depois, vá aumentando o tempo em que fica em contato com a pata do animal. Por fim, após oferecer sua mão, complemente com o comando: “dê a pata”, “aperto” ou qualquer outro de sua preferência, para criar uma associação na mente do animal do comando com a palavra chave.

Reverência

Um ótimo comando para finalizar os treinos de adestramento é o comando de reverência. Neste, seu amiguinho abaixa somente a parte frontal do corpo e permanece com a parte traseira levantada.

Para ensiná-lo este comando siga o passo a passo seguinte. Antes de começar, tenha em mãos um petisco da preferência do seu pet e garanta que ele esteja em pé. Agora, leve o petisco até o focinho do cão e depois leve a guloseima até o piso, de modo a estimular que o animal abaixe a parte dianteira do corpo. No começo, é normal que ele abaixe a parte traseira também e, para corrigir isso, suspenda essa parte na área do estômago dele com o seu braço, sem gerar desconforto. Após chegar na posição de reverência desejada, repita: “isso”, “sim” ou qualquer outro comando de afirmação e entregue o petisco.

Por fim, quando ele compreender o comando e não for mais necessário o uso do seu braço para suspensão, incremente o comando “reverência” ou “fazer reverência” para que haja associação do que foi aprendido com a palavra chave do comando.

Gostou? Fique atento ao próximo e último Blog Post da nossa série sobre adestramento!

Esse blog post foi útil para você? Se sente preparado para ensinar seu cão os comandos aprendidos acima? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

O que é o adestramento canino e quais os benefícios?

Adestramento Canino Petbag®: sentar e deitar

Como tirar cheiro de xixi de cachorro do piso de casa? Aprenda!

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?