Confira os truques imbatíveis para evitar, rapidamente, que seu amiguinho adquira pulgas.
Seu cachorro já teve ataque de pulgas? Se não, se considere com sorte. Se sim, não se estresse. Isso porque, problemas com pulgas são os mais recorrentes em clínicas veterinárias em todo o país. Por estarmos localizados em um país com clima tropical, a proliferação desses insetos é favorecida pela umidade e pelo calor. No entanto, as pulgas podem transmitir muitas alergias e doenças para o seu pet. Dessa forma, é fundamental que você possua algumas “cartas na manga” para evitar esse mal.
Pensando nisso, Petbag® separou as melhores dicas para dar um “chega pra lá” nesses insetos inconvenientes que podem ser maléficos para seu animalzinho. Vem com a gente!
1- Verificar o pet após uma caminhada ou passeio
Os passeios não podem ficar de fora da rotina do seu amiguinho de quatro patas de jeito nenhum. Sendo assim, é necessário ter muito cuidado com o estado do seu amiguinho antes e depois dos passeios. Assim como não é recomendado levar seu pet para a rua com pulgas, é extremamente aconselhado que você inspecione a pelagem dele após voltar de uma caminhada. Caso visualize alguma possível ameaça, retire-a imediatamente do corpo do seu animal de estimação.
2- Utilize antipulgas
Produtos com a função de exterminar e afastar as pulgas podem ser uma boa alternativa para se livrar desse problema. Em geral, existem três formas de aplicação: “pour on”, coleiras e comprimidos. Uma observação é que o “pour on” é o método na qual o produto é aplicado na extensão da pele do seu pet. Nesse sentido, cada um dos métodos possuem vantagens e desvantagens que precisam ser entendidas e estudadas para o caso de cada pet. Lembre-se de consultar um veterinário para tomar a melhor decisão.
3- Proteja sua casa
Manter as pulgas longe da sua casa é uma tarefa importante para evitar que esses insetos ataquem seu cão e/ou gato. Sendo assim, faça uma boa vistoria dos móveis, objetos, cômodos e cantos da casa. Uma ressalva é que se você possui um jardim, deve ser mais cauteloso com a área e manter o local sempre limpo, a fim de evitar que seres indesejados se abriguem e reproduzam no território.
4- Limpeza dos acessórios e objetos do seu pet
Pode parecer básico, mas é fundamental lembrar de revisar os utensílios que seu animal de estimação utiliza no dia a dia dele. Faça a limpeza do local com eficácia e frequência.
No Blog Petbag® ensinamos a higienizar corretamente os acessórios do seu pet, para conferir clique aqui.
5- Visite o veterinário com regularidade
A única pessoa que vai averiguar, com certeza, a presença ou ausência de pulgas no corpo do seu pet é um veterinário. Por isso, não deixe de fazer visitas regulares ao profissional adequado para seu animal de estimação. Um “check up” preventivo é essencial para manter a vigilância sobre a saúde dele e garantir a qualidade de vida do seu amiguinho.
6- Dedetizações
A dedetização pode ser uma boa solução a longo prazo para profilaxia e solução de problemas com pulgas. É aconselhado realizar esse processo com certa frequência, evitando que esses insetos e outros façam sua fixação e procriação no ambiente em que você e seu pet residem. Procure os especialistas adequados e faça um estudo para a dedetização correta do seu lar.
Você e seu pet já tiveram problemas com pulgas? Não esqueça de nos contar nos comentários. E se alguma dessas dicas funcionar, não deixe de relatar, também, sua experiência. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão”