Entenda os malefícios do sedentarismo nos cães e porque evitá-lo.

Se o seu pet não tem o costume de fazer atividade física, principalmente fora de casa, ele corre um grande risco de fazer parte do grupo de cães sedentários. Não se exercitar pode trazer uma série de malefícios para a vida do seu pet e, vamos te apresentar um por um neste post blog. Confira! 

Nós humanos, acabamos praticando diversas atividades durante o dia que consomem nossa energia. Já nossos cães não possuem uma gama tão diversa, até porque não precisam trabalhar. No entanto, eles também necessitam gastar energia, a fim de exercerem o ciclo da vida com qualidade e prazer. Dessa forma, se seu pet fica parado durante a maior parte do dia, ele pode acabar ficando entediado e investindo a energia que possui em hábitos negativos, como, por exemplo, destruir móveis e objetos da casa.

Outro fator importante é a socialização, tão importante para os cães quanto para nós. Geralmente, cães sedentários desconhecem o mundo exterior. Deixam de conhecer lugares, pessoas e outros pets e, consequentemente, experiências novas. Isso pode contribuir com o surgimento ou agravamento de fobias e inseguranças no animal, extremamente maléfico para o bem-estar dele.

Os cães são animais que foram domesticados, mas possuem um passado diferente. Esses animais costumam caçar e contribuir com atividades em bando. Dessa forma, é fundamental que eles tenham oportunidades de desenvolver e utilizar seu instinto natural. É assim que eles percebem, conhecem e criam suas impressões sobre o mundo à sua volta. O sedentarismo priva-os dessa possibilidade e extingue a sua natureza.

Passear, caminhar e até mesmo simplesmente sair de casa, garantem que seu cãozinho receba luz solar. É essa iluminação que promove a produção de serotonina, hormônio importantíssimo, no organismo do seu pet. A serotonina está associada a sensação de alegria, prazer e melhora do sono. Sem falar, que os cães, naturalmente, gostam da luz solar. Por isso, se seu animal anda sedentário, leve-o urgentemente para o contato com os raios emitidos pelo sol, pois a saúde dele pode estar em risco.

Espere, ainda pode ficar pior. A obesidade, diabetes e problemas respiratórios e cardiovasculares podem ser, facilmente, consequências do sedentarismo na vida dos nossos cães. E não para por aí. Cães sedentários tendem a adoecer com maior frequência que cães que praticam atividade física. Isso porque, por meio da pouca ou inexistente exposição a ambientes diferentes, não fortalecem seu sistema imunológico.

E se você acha que acabou, está enganado. Ficar entediado não é a única sensação que o sedentarismo pode causar no seu pet. Isso porque, a falta de atividade física está diretamente associada ao estresse e doenças mentais como ansiedade e depressão. 

Lembre-se, o sedentarismo canino não é culpa dos cães, mas responsabilidade dos tutores. Por isso, se seu cão é sedentário, inclua, o mais rápido possível, práticas físicas no cotidiano dele. É recomendado passear com seu animal pelo menos uma vez ao dia. Sem falar no acompanhamento veterinário que vai te auxiliar a encontrar o melhor tipo e ritmo de atividade física para seu animal. Não permita que o sedentarismo acabe com o prazer e a qualidade de vida do seu pet!

Você já conhecia os malefícios do sedentarismo canino? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão

Por que seu cachorro deve fazer as necessidades fora de casa? Entenda!

10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?