Entenda melhor os comportamentos repetitivos negativos que os cães,
geralmente, possuem e, como solucioná-los.

As manias não acompanham somente os humanos, já que também podem fazer parte da vida dos nossos cães. Esses hábitos podem ser negativos e estarem atrelados a ansiedade, estresse e depressão, como gatilhos mentais. 

Sendo assim, é fundamental que os tutores se posicionem de maneira a evitar que essas manias persistam e atrapalhem a qualidade de vida do animal. Essa intervenção deve ser realizada com equilíbrio e cuidado, a fim de garantir a solução sem gerar problemas maiores.

Vale lembrar que se uma mania, que já faz parte do dia a dia do cãozinho, é retirada de uma hora para outra, a ansiedade pode aumentar e um quadro de estresse pode surgir. O que, em um curto período de tempo, pode gerar falta de apetite, diminuição do animal e desgaste na saúde do pet.

Por isso, Petbag® escolheu quatro manias mais comuns nos cães e as formas corretas de amenizá-las, podendo até extingui-las, para os tutores de pet que acompanham nosso blog. Vem com a gente!

1- Latir sem necessidade e/ou demasiadamente 

Embora existam algumas lendas que teorizam o porquê de nossos cães latirem para o nada, a verdade pode ser bem simples. Cães ansiosos e estressados podem latir excessivamente como consequência dessas problemáticas. Além disso, é comum que esses animais busquem chamar sua atenção latindo. 

O ideal é manter a atividade física do animal em dia, com passeios e caminhadas, já que além de contribuir com a diminuição de doenças mentais, como a ansiedade, auxilia em diversas outras áreas da vida do pet. Também, garanta a atenção e o carinho que seu pet precisa, sem exagerar ou perder a firmeza, mas demonstrando muito amor e afeto. 

2- Pastorear as pessoas

Se seu pet gosta de te seguir e/ou seguir as pessoas da casa, esta é a mania de pastorear pessoas. Esse hábito é herdado do tempo em que os cães eram utilizados para auxiliar com rebanhos de outros animais. No entanto, como hoje eles são domesticados, essa mania pode ser um espelho da insegurança deles e, representar uma tentativa de se sentir no comando. 

Uma alternativa para contornar esse hábito é oferecer uma rotina para seu amiguinho. Alguns cães podem ser metódicos e não se agradarem com situações inesperadas durante o dia, dessa forma, certa previsibilidade pode aumentar a segurança que eles sentem e diminuir manias negativas.

3- Correr atrás da própria cauda

Pode ser muito engraçado visualizar seu cãozinho perseguindo o próprio rabo. E se ele ainda é filhote, isso faz parte de seu processo de crescimento, na qual surge a curiosidade de descobrir o mundo e entender melhor o que está a sua volta, como por exemplo, sua própria cauda. Porém, esta pode ser uma mania negativa para cães adultos que costumam realizar a ação com certa frequência, caracterizando uma compulsão, que já não é mais uma curiosidade.

As causas podem ser ansiedade, necessidade de atenção, ferimentos e vermes. Sem falar, que algumas raças de cães com instinto mais apurado podem enxergar o rabo como uma presa. Por isso, é recomendado manter a atividade física frequente, pelo menos uma vez ao dia, oferecer a atenção e o carinho que seu pet precisa, realizar a vermifugação e vacinação necessárias e consultar frequentemente o veterinário, a fim de tratar quaisquer problemas que possam causar essa e outras manias.

4- Esfregar o traseiro no chão

Embora engraçada, essa é uma mania comum que indica a existência de um desconforto no pet. Esse hábito pode ser consequência de uma sensibilidade à lâmina utilizada durante a tosa e/ou vermes e parasitas intestinais. Sendo assim, leve seu amiguinho ao profissional adequado e garanta que a vermifugação esteja em dia. 

De forma geral, para evitar manias em nossos cãezinhos é fundamental identificar e tratar cada uma delas de maneira específica e cuidadosa. Garantir que seu cão pratique caminhadas e passeios pelo menos uma vez ao dia e que ele tenha uma rotina, podem afastar e amenizar muitas manias. Isso porque, se seu amiguinho estiver cheio de energia e entediado, pode acabar adquirindo hábitos ruins para passar esse tempo e canalizar esse gás acumulado. Lembre-se também de levá-lo ao veterinário com certa frequência, pois só um profissional trará o diagnóstico correto e a maneira específica de solucionar os devidos problemas. 

Seu animal de estimação pratica ou já praticou acupuntura? Ficou com vontade de levar seu pet para realizar uma sessão? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

06 Truques para diminuir a ansiedade do seu cão

Acupuntura para pets: conheça!

10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?