Entenda porque seu cão precisa caminhar pelo menos uma vez por dia.

Tempo de leitura: 5 minutos

Caminhar, pelo menos uma vez ao dia, com seu pet, principalmente nas primeiras vezes, pode parecer um desafio. Porém, nesta matéria você vai entender porque é tão necessário exercer essa atividade com seu amiguinho. Vamos te surpreender!

Só os tutores de cães sabem o quão agitados esses bichinhos podem ser. Por isso, gastar energia é extremamente importante para eles. Dessa forma, é possível evitar o tédio do seu amiguinho e afastar o desenvolvimento de hábitos negativos para ele e para os outros membros do lar. 

Além disso, se seu cachorro costuma demonstrar comportamentos mais violentos, uma simples corridinha durante o dia pode ser fundamental para a diminuição da agressividade dele. Milagroso, não é?

A atividade física contribui com a manutenção do organismo do animal, assim como, a liberação de hormônios benéficos para o bem-estar do pet. Tais hormônios, como a serotonina, auxiliam na estabilização do humor do cão, ajudam a deixar o animal mais calmo e melhoram o sono dele. 

O exercício também contribui com o controle de peso, o que é ideal, principalmente, para amenizar problemas de saúde e evitar a obesidade canina. Esta última, aumenta a predisposição do animal a desenvolver dificuldades locomotoras, problemas cardíacos e respiratórios. Por isso, deseje-a bem distante do seu cãozinho.

Você costuma cuidar da sua rede de networking? Se sim, está certíssimo. Mas, precisamos lembrar que seu cachorro também precisa ter uma rede de contatos dele. Conhecer e explorar o mundo ao redor é fundamental para o desenvolvimento físico e intelectual do pet. Socializar, receber carinho de outras pessoas e conhecer outros animais, ajuda a torná-lo mais tranquilo e aprender a lidar com os outros seres vivos. Sem falar que possibilita a gestão das inseguranças do animal e evita que outras sejam criadas, em decorrência do sedentarismo. Seu cãozinho fica mais confiante de si e se sente pertencente ao planeta que vive. Assim como você quando era mais novo, lembra? Com certeza, você adorava passeios para explorar as ruas da cidade. 

Tratando de conhecer o mundo, você sabia que a melhor forma dos cães fazerem isso é por meio do olfato? Sim, os passeios e caminhadas auxiliam não só na exploração, mas permitem que seu cão desenvolva o instinto natural. Esse fator precisa ser levado em consideração pois é parte imprescindível da natureza do seu animal de estimação.

Também, a socialização desses pets pode ser feita por meio do xixi. Comumente, chamado de “marcar território”, uma das funcionalidades desse método de  comunicação é a fêmea avisar os machos que está no cio, já que a urina possui um odor específico.

As caminhadas estimulam os movimentos intestinais e a defecação, o que, certamente, promove uma fluidez para o organismo do pet. Vale lembrar, que é recomendado que você incentive seu pet a fazer as necessidades dele fora de casa. Caso ainda não esteja convencido disso, clique aqui para te guiarmos para uma matéria do nosso blog sobre o assunto. Não se esqueça de levar Petbag® em todos os passeios e caminhadas com seu animal de estimação. Só com ele, é possível recolher ecológico e adequadamente as fezes do seu amiguinho!

Por último, mas não menos importante. Caminhar com seu amiguinho impede que ele fique deprimido, como também evita o estresse e ansiedade, decorrentes do dia a dia. Sem falar, que esses distúrbios podem ocasionar doenças mentais como a depressão. Principalmente, se for você quem realizar o passeio com seu cachorro, aumentando o vínculo cão-tutor existente entre vocês. 

Com certeza, seu cãozinho vai ter uma vida muito mais saudável e feliz caminhando pelo menos uma vez ao dia!

Você já sabia a importância dos passeios e caminhadas? Ficou com vontade de caminhar com seu amiguinho? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

04 Manias caninas e como amenizá-las

Acupuntura para pets: conheça!

10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?