Um breve resumo da anatomia da arcada dentária canina

Os dentinhos dos nossos amados cães podem até passar despercebidos, mas são fundamentais durante toda a vida do animal. É por meio desses membros que nossos amiguinhos começam a conhecer o mundo, seja na alimentação, brincadeiras ou na própria experimentação de atividades diferentes.

Ao mesmo tempo, esses ossinhos podem ser o pesadelo de alguns tutores, principalmente tutores de filhotes, pois a mordida desses pequeninos costuma doer e fazer um estrago em alguns móveis e objetos da casa. Porém, fique tranquilo, vamos expor neste blog post tudo o que você precisa saber sobre a anatomia dos dentes dos cães. 

Quantos dentes tem um cão filhote?

Para começar, os dentes dos filhotes podem ser chamados tanto de dentes de leite quanto de dentes decíduos. Seguindo, o surgimento deles ocorre até a quinta semana desde o nascimento e, terminará próximo ao segundo mês de vida do animal. 

No final deste processo, ele possuirá um total de 28 dentinhos de leite na boca, esquematizados da seguinte forma:

  • 12 incisivos
  • 4 caninos
  • 12 pré-molares

Quantos dentes tem um cão adulto?

A troca dos dentes decíduos pelos dentes permanentes, também chamados de definitivos, ocorre do quarto mês de vida e se estende até o sétimo ou oitavo mês. Após a mudança completa da arcada dentária canina, o número de dentes na boca do cachorro deve totalizar 42, esquematizados da seguinte forma:

  • 12 incisivos
  • 4 caninos
  • 16 pré-molares 
  • 10 molares

Para que servem cada tipo de dente?

  • Incisivos: são os dentes que ficam na parte da frente da boca do animal, seis na parte superior e seis na parte inferior. A principal função deles é a raspagem de alimentos.
  • Caninos: estes são super importantes pois permitem a perfuração e trituração de alimentos ingeridos pelo pet, além de conferirem mais força para segurar objetos. Dos 4 caninos, dois ficam na parte inferior e dois na superior, logo após os incisivos. 
  • Pré-molares: a principal função dos pré-molares é a mastigação e trituração da comida que chega à boca do cão. São dentes mais afiados, estando oito na parte inferior e oito na superior.
  • Molares: Por fim, os dez molares são utilizados para mastigar e triturar alimentos mais duros e secos, estando, normalmente, quatro molares na parte superior e seis na parte inferior da arcada do animal.

Vale ressaltar que quando o cachorro não realiza um troca completa dos dentes decíduos pelos permanentes, ou seja, algum dente de leite acaba não caindo, o pet pode ficar com dentes duplos e estar mais propício ao desenvolvimento de doenças dentárias. Isso se deve ao maior acúmulo de alimento sedimentado entre os dentes e, consequentemente, a formação de tártaro. 

Por isso, é fundamental que o animal tenha mordedores, brinquedos, especializados para ele, para que ele possa coçar a gengiva e, dessa forma, facilitar a extração dos dentes decíduos. Além disso, um profissional da veterinária pode ser consultado, de forma a auxiliar na extração desses ossos.

Caso ocorram sangramentos na gengiva do seu amiguinho durante o processo de troca de dentes, fique tranquilo, pois é natural. Apenas evite dar a ele alimentos muito duros, preferindo por alimentos mais macios e fáceis de engolir sem necessidade de mastigação.

Por fim, nunca se esqueça da escovação diária. Ela é fundamental para manter a boa saúde bucal do seu cão, garantindo-a para a chegada de novos dentes. Caso se interesse por descobrir como realizar essa escovação da melhor forma possível, clique aqui para conferir nossa matéria sobre o assunto.

Curiosidade: os cachorros da raça chow-chow possuem uma arcada dentária com 44 dentes, sendo os únicos a possuírem esse número de todos os cães.

Esse blog post foi útil para você? Você costuma dar pouca ou muita atenção para os dentinhos do seu cão? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

Cuidados básicos para ter com os pets no dia a dia (Parte 1)

Como escovar os dentes do seu cachorro corretamente

11 Curiosidades sobre as patas dos cães

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?