Os passeios e caminhadas são fundamentais na vida dos pets, principalmente para os cães. É extremamente recomendado realizar essa atividade física pelo menos uma vez ao dia com seu amiguinho, por isso é importante que seja algo prazeroso e confortável. 

Caminhadas são tão importantes quanto comer e dormir, já que permitem que seu cão faça suas necessidades fora de casa, como deve ser, socialize, fique mais calmo, desenvolva sua mente e corpo, se divirta, entre outros diversos benefícios.

No entanto, é normal que alguns tutores tenham problemas com seus cães puxando demais a coleira. Acontece, geralmente, por estes animais não estarem acostumados e treinados, o que dificulta o passeio e pode machucar o pet. Isso pode ser causado por uma ansiedade em excesso, porém há como ensiná-lo a controlar. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a treinar seu pet e deixá-lo mais preparado para os passeios, de modo que não puxe com frequência a coleira.

  1. Não puxe a coleira de volta

Alguns pais e mães de pet, quando o cão puxa a coleira, acabam puxando-a de volta na tentativa de impedi-lo de prosseguir. Porém, isso pode acabar machucando o animal. O que deve ser feito é tranquilizá-lo quando ele estiver puxando a coleira e, sempre recompensá-lo quando estiver caminhando de maneira adequada. 

  1. Paradas são importantes

É fundamental que seu cachorro caminhe junto com você, porém, é normal que ele queira fazer algumas paradas também. Nessas horas, ele está sendo curioso e desenvolvendo seu instinto animal. Por isso, respeite-o. Também, fique atento aos locais e objetos no qual seu pet está farejando e conhecendo, para evitar possíveis perigos. 

  1. Escolha bem a coleira que vai usar

Durante as caminhadas e passeios, a coleira pode fazer toda a diferença. Elas podem evitar que cães que puxam demais se machuquem e trazer praticidade e segurança ao passeio. Alguns modelos são: coleira plana tradicional, peitoral, peitoral para treinamento e cabresto. Análise e escolha bem a sua, de acordo com as necessidades do seu animal de estimação.

  1. Acostume o cão com a coleira

Acostumar seu cachorro com a coleira é uma questão de prática. Por isso, não deixe de levá-lo para caminhar e busque uma frequência. Dessa forma, a ansiedade que ele sentirá ao sair de casa vai reduzir gradualmente com o passar do tempo.

  1. Ensine-o a manter a calma

Por fim, quando vocês dois estiverem saindo de casa, se você perceber que ele está muito agitado, retorne para dentro de casa e espere que ele se acalme. Deste modo, ele irá compreender que precisa manter a calma e os passeios serão bem mais tranquilos. 

Leia também:

10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro

05 Hábitos e práticas positivos para a rotina do seu pet

Por que a socialização é tão importante para os pets?

Quais técnicas você utiliza para melhorar o passeio com seu pet? Conte-nos nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?