Confira neste blog post as melhores recomendações para cuidar das unhas do seu cãozinho em casa.

Garantir que as unhas do seu amiguinho de quatro patas estejam em bom estado é fundamental para a qualidade de vida dele. Isso se deve ao fato de que unhas, sem os devidos cuidados, sujeitam o animal a lesões, infecções e até a adoção de uma postura inadequada. Mas como zelar as unhas do seu pet e evitar esses malefícios? Petbag® separou as melhores dicas para deixar as unhas do seu cãozinho perfeitas, confira!

Se você é um tutor atento ao bem estar do seu pet, com certeza faz caminhadas diárias com ele. Durante esses passeios é normal que ocorra um desgaste das unhas do animal e elas sejam aparadas naturalmente. Mas não confie somente nisso, já que caso elas estejam ultrapassando os coxins, almofadas das patinhas, é necessário cortá-las manualmente.

As unhas auxiliam os cães em suas atividades diárias, como cavar, manusear e segurar objetos, além de oferecer equilíbrio na locomoção. No entanto, ao crescerem excessivamente, impossibilitam o pet de andar da forma correta, podendo adotar posturas ruins e até sérios problemas de saúde, como lesões e torções nos dedos. Portanto, é fundamental mantê-las em boas condições.

Uma dica para saber a hora de cortar as unhas do seu amiguinho é reparar se elas fazem barulho quando ele está andando. A sonoridade das unhas no chão alertam que já é hora de apará-las. O correto é que o corte seja realizado uma vez por semana ou, no limite, de 15 dias, impedindo futuros prejuízos à saúde do pet.

Por ser uma parte do corpo delicada, todo cuidado na hora de apará-las é pouco. As unhas dos cães incluem terminações nervosas e vasos sanguíneos. Cortar de maneira incorreta pode causar infecções, sangramentos e traumas no animal. Portanto, fique bem atento às próximas dicas para fazer tudo da melhor forma possível.

  1. Equipamentos

Para aparar as unhas do seu pet, utilize um equipamento próprio para cães e que seja adequado ao porte dele. Isso é fundamental para que tudo flua bem e nada ocorra fora dos conformes. Os alicates e cortadores feitos para uso em humanos, não cumprem a mesma tarefa nos pets, por isso, utilize os equipamentos corretos.

  1. Momento do corte

Escolha um momento em que seu pet esteja mais calmo para realizar os cuidados com as unhas dele. Em momentos de muita agitação e euforia a tendência de ocorrerem acidentes é bem maior que quando seu pet está tranquilo. 

  1. Imobilização

Uma ótima dica para cortar as unhas do seu amiguinho longe do risco de acidentes é imobilizá-lo. Para cães de pequeno porte, envolvê-los em uma toalha com as patinhas para cima pode ser o suficiente. Já em cães de grande porte, o procedimento pode ser feito com o animal deitado de lado. Dessa forma, tendo ele calmo e em uma posição adequada, você afasta as possibilidades de quaisquer imprevistos.

  1. Tenha calma

Pode parecer clichê, mas manter a calma e ter paciência pode ser fundamental nesta atividade. O corte das unhas pode gerar medo no seu amiguinho, já que é algo desconhecido nas primeiras vezes. Portanto, apresente e permita que ele se acostume com os instrumentos utilizados. Deixe que ele cheire e fique a vontade, para depois realizar o corte. Vá cortando aos poucos e com muita calma.

  1. O ângulo certo

O corte deve ser realizado com o cortador a 45° em relação ao sentido que a unha cresce. Lembre-se de cortar de modo que fique rente ao chão e alinhado aos coxins e, não exagere. É melhor cortar de menos do que cortar demais e acabar machucando o animal.

  1. Petisco

A finalização deste cuidado pode ser feita com o uso do reforço positivo, entregando um petisco para seu amiguinho para que ele associe a atividade a algo agradável. Nesse sentido, você evita que ele crie uma negação maior ao momento do corte de unhas.

Alguma de nossas dicas foi útil para você? Não esqueça de nos contar nos comentários. Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:

Instagram: @petbag.eco

Facebook: @petbag.eco

Leia também:

10 motivos para não deixar de passear com seu cachorro

6 Dicas para tornar seu cãozinho mais independente

Adestramento Canino Petbag®: aperto de mão e reverência

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo(a)?