Assim como em nós, humanos, o câncer de próstata também afeta cães e gatos. Por isso, alertar sobre a prevenção é tão importante.
Tempo de leitura: 3 minutos
Instituída em 2003, a campanha “Novembro Azul” vem ganhando força ano após ano. Infelizmente, segundo dados do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), a incidência de câncer de próstata em cães com mais de sete anos de idade é de aproximadamente 4%. Já para os gatos esse percentual é um pouco menor. Por isso, foi instaurado a campanha “Novembro Azul Pet”, em paralelo à original, dedicada à conscientização e à prevenção do câncer de próstata em pets.
O que é o câncer de próstata em cães e gatos?
O câncer de próstata é uma multiplicação anormal e desordenada de células na região da próstata, glândula sexual do pet. Essa multiplicação ocasiona um edema (inchaço) e, consequentemente, o tumor cancerígeno.
Quais os principais sintomas dessa enfermidade?
O câncer de próstata pode dar alguns indícios de presença. Por isso, é muito importante estar atento ao comportamento do pet. Vale destacar os seguintes sintomas:
- Dificuldade para urinar;
- Gotejamento de sangue pelo pênis;
- Urina contendo sangue;
- Tenesmo (esforço de defecação sem sucesso);
- Disquezia (defecação dolorosa);
- Dificuldade de locomoção;
- Espasmos musculares na tentativa de urinar.
Notando algum destes sintomas, busque um médico-veterinário de sua confiança assim que possível. Quanto antes as devidas medidas forem tomadas e um diagnóstico for estabelecido, maiores serão as chances de sucesso no delicado tratamento. Este último, compromete a remoção cirúrgica do órgão afetado, além de posterior rádio ou quimioterapia, caso preciso.
Fique tranquilo, pois temos boas notícias. Estabelecer medidas preventivas, tal qual exames de rotina e check-ups, auxiliam na obtenção de um diagnóstico precoce. Assim, é possível melhorar o prognóstico e, inclusive, evitar o quadro.
Já conhecia a campanha Novembro Azul Pet? Não deixe de compartilhar nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“07 maneiras de seu cachorro se comunicar com você”
“Adestramento Canino Petbag®: aperto de mão e reverência”
“Livre seu cão do estresse: por que passear é tão importante?”