Entenda melhor essa campanha que promete ajudar os animais de rua.
Tempo de leitura: 4 minutos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de 30 milhões de cães e gatos em situação de abandono no Brasil. Além disso, segundo o advogado Werner Grau, atuante na causa da proteção animal, “O número de pedidos de resgate de cães só cresce, mas as adoções ainda caminham a conta-gotas”.
Por motivos como esses, entidades e ONGs de proteção aos animais criaram o “Dezembro Verde”, alertando as pessoas sobre esse tipo de situação. O mês foi escolhido pois além de celebrar o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, no dia 10, possui os mais altos números de abandonos do ano, junto a fevereiro. Uma das explicações para essa alta são as viagens de férias, na qual muitos tutores irresponsáveis acabam desapropriando de seus pets em função de não saberem como lidar com essa situação. (Se você passa por algo parecido, leia a matéria de nosso blog “Viagem durante as férias: o que fazer com o seu pet?”, clicando aqui.)
A campanha “Dezembro Verde” possui os seguintes objetivos:
- Conscientizar sobre os altos números de animais abandonados e os impactos dessa negligência.
Por meio da conscientização, espera-se que as pessoas fiquem mais atentas a essa situação e cooperem para amenizá-la. Conjuntamente, é fundamental explicitar os impactos negativos que os maus tratos e o abandono geram na saúde mental dos pets. Isso porque, ao serem retirados de seus lares, propicia-se o desenvolvimento de estresse, ansiedade, tristeza profunda e, inclusive, depressão. Sem falar das condições insustentáveis na qual esses animais encontrarão em seu novo “lar”, as ruas.
- Incentivar a adoção de animais;
Também por meio da conscientização, a campanha busca estimular que aqueles que já possuíam ou não o interesse em ter um animal de estimação, adotem um em situação de rua. Dessa forma, é possível oferecer uma vida digna para um pet e diminuir dados como o citado no começo do texto.
- Conscientizar sobre a necessidade de combater os maus tratos de animais;
Por fim, mas não menos importante, é fundamental conscientizar as pessoas sobre os maus tratos de animais. Esses atos são constituídos como crimes. Ainda que seja fundamental adotar animais, não adotar é uma opção. Por isso, se alguém não possui as melhores intenções ao acolher um animal de estimação, é preferível que não o faça.
O que fazer perante um abandono ou maus tratos de animal?
Como dito anteriormente, o abandono e/ou maus tratos a qualquer espécie de animal configura crime de acordo com a Lei Federal n° 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. A penitência para esta infração é de três meses a um ano de detenção e multa.
Saiba o que fazer! Presenciando algum caso de abandono ou maus tratos aos animais, denuncie ligando nestes órgãos competentes:
- Ibama: 0800 61 80 80
- Dique Ambiente: 0800 11 35 60
- Dique Denúncia: 181
- Polícia Militar: 190
Não deixe de acompanhar o desenvolvimento da denúncia até o fim. Somente assim você certifica que os órgãos competentes procederam de forma a tomar as devidas providências com o agressor.
Por fim, evite presentear amigos e parentes com animais de estimação. Essa atitude pode não ser uma boa ideia, pois não há como garantir que essa tutela seja qualificada e segura. Animais de estimação não são opções de lazer ou entretenimento, são uma responsabilidade.
Já conhecia a campanha Dezembro Verde? Não deixe de compartilhar nos comentários! Para conferir mais postagens como essa, continue acompanhando nosso blog e siga-nos em nossas redes sociais:
Instagram: @petbag.eco
Facebook: @petbag.eco
Leia também:
“Viagem durante as férias: o que fazer com o seu pet?”
“Novembro Azul: conscientização do câncer de próstata em cães e gatos”
“Livre seu cão do estresse: por que passear é tão importante?”